Internacional Titulo
Rússia reativa Mir para nova missao espacial
Do Diário do Grande ABC
01/02/2000 | 15:56
Compartilhar notícia


A Rússia lançou ao espaço, nesta terça-feira, uma nave de carga Progresso com combustível, alimentos e oxigênio para a estaçao espacial Mir, que está em órbita da Terra há cinco meses sem tripulaçao.

O foguete Soyuz que transporta a nave partiu da plataforma de lançamento de Baikonur, no Casaquistao, e a Progresso deve se acoplar à Mir na manha desta quarta-feira.

A nave leva abastecimento para a 28ª missao da Mir, que começará no final de março.

Se a nave de carga nao se acoplar através de um sistema automático, uma tripulaçao de emergência será mandada ao espaço no próximo dia 17 para fazer a operaçao manualmente.

A última tripulaçao da Mir voltou para a Terra em agosto, depois que a Rússia disse que nao podia cobrir os gastos de manutençao da estaçao tripulada.

Os Estados Unidos exortaram a Rússia a abandonar a Mir, que tem 14 anos, e concentrar seus recursos no projeto da Estaçao Espacial Internacional. Porém Moscou anunciou no mês passado que enviaria uma nova tripulaçao para a estaçao orbital em missao de pelo menos 45 dias, depois de um anúncio de que recebera fundos de fontes estrangeiras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;