Política Titulo Diadema
Filippi mantém ponta e Vaguinho dispara

Em Diadema, petista consolida liderança e chega a 31,8%; Lauro fica em 2º e vereador dobra pontuação

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/12/2015 | 12:10
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O ex-prefeito de Diadema José de Filippi Júnior (PT) consolidou ainda mais o favoritismo pela corrida ao Paço ao somar 31,8% da preferência do diademense, segundo estudo do DGABC Pesquisas, a pedido do Diário. O petista aumentou a vantagem sobre o atual chefe do Executivo, Lauro Michels (PV), que registrou 23,3%. Em julho, Filippi apareceu com 26,3%, perante 18,5% do prefeito diademense.

Outro fator de preocupação para Lauro é a ascensão do vereador Vaguinho do Conselho, que se lançou como pré-candidato à Prefeitura pelo PRB. O republicano saltou de 8% na amostragem de julho, para 16,5% – alta de 8,5 pontos.

Embora os números reforcem seu prestígio frente ao eleitorado, Filippi, que governou a cidade em três ocasiões, refutou no mês passado plano de concorrer ao Paço. O petismo local ainda insiste por seu nome, porém autorizou disputa interna. Disputam a preferência interna os vereadores José Antônio da Silva e Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.

Os petistas, contudo, aparecem como coadjuvantes no segundo cenário estimulado, que retira Filippi do embate. Zé Antônio é o melhor pontuador do partido, com 6,8%. Maninho ficou em segundo, com 4,8%, e Vicentinho registrou 4,5%.

A liderança neste comparativo ficou com o ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB) – secretário de Saúde e aliado de Lauro –, que apareceu com 18,8%. O tucanato abriu mão de lançar prefeiturável por apoio ao verde e para assegurar o posto de vice. Porém, comenta-se que projeto solo ainda pode ser formado.

Neste cenário Lauro ficou com a segunda colocação. Atingiu 18,3% de preferência do eleitorado. Vaguinho diminuiu a diferença ao verde. Conquistou 11,8% e se colocou como terceira via na corrida eleitoral.

A surpresa neste quadro ficou pela aparição do ex-prefeito Gilson Menezes (PDT), que anunciou no mês passado pretensão de concorrer à cadeira do Executivo. O pedetista atingiu 10,5%.

Lauro aparece em primeiro lugar na pesquisa espontânea, ao ter o nome citado por 6,8% do eleitorado. A segunda posição ficou com Vaguinho (1,5%). Candidato do PT (1,3%) e Zé Augusto (1%) completam o topo da lista.

O distante segundo lugar obtido por Lauro pode ser refletido pela alta rejeição. Foram 26,5% de citações. Filippi é o segundo, com 18,3%, seguido por Zé Augusto (13,3%).


VEREADOR

Em terceiro mandato e pré-candidato a prefeito, Vaguinho do Conselho foi mencionado como o vereador mais atuante, somando 4%. Aparecem entre os primeiros Ronaldo Lacerda (PT), com 2,8%, Lúcio Araújo (PV), com 2%, e Zé Antônio, também com 2%.

O DGABC Pesquisas ouviu 400 pessoas na segunda-feira. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;