Política Titulo São Caetano
Pinheiro cresce e reduz diferença

Prefeito de São Caetano pula de 19,8% para 23%, enquanto Auricchio desce de 40,8% para 38,5%; margem cai de 21 pontos para 15,5

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
20/12/2015 | 12:05
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), viu crescer sua preferência no eleitorado e reduziu a distância do ex-chefe do Executivo José Auricchio Júnior (PSDB) na nova rodada de sondagens do DGABC Pesquisas, solicitada pelo Diário. O peemedebista saltou de 19,8% do estudo de julho para 23% e a diferença caiu de 21 pontos percentuais para 15,5 pontos.

O panorama de encurtamento entre Pinheiro e Auricchio também foi motivado pela queda do tucano em cinco meses. Em julho, o ex-prefeito era lembrado por 40,8% dos eleitores, agora são 38,5% – decréscimo de 2,3 pontos percentuais.

Cenário 1 ainda é composto pela vice-prefeita Lucia Dal’Mas (PRTB), citada por 8% dos eleitores, e o ex-presidente do Sesi (Serviço Social da Indústria) Jair Meneguelli (PT), apontado por 2,8% (o petista caiu 4 pontos desde a amostra de fevereiro). Outros 20,3% responderam que vão anular ou votar em branco, enquanto 7,4% ainda não sabem.

Pesquisa com maior número de candidatos se mostra ainda mais favorável a Pinheiro. Com cinco rivais, o peemedebista encurta a distância para Auricchio para 13,7 pontos percentuais.

No segundo prisma, Pinheiro alcança 18,8% da preferência eleitoral (há cinco meses eram 16,3%). Auricchio conta com 32,5% (antes era 31,8%).

O ex-vereador e ex-secretário Gilberto Costa (PEN) surge como terceira via, lembrado por 9,5% (subiu 1,5 ponto percentual). O vereador Fábio Palacio (PR) também registrou crescimento, de 7,3% para 8,8%. Meneguelli manteve o 1,8% de citações do estudo de julho.

Esta foi a primeira rodada com medição do potencial de votos do empresário do ramo imobiliário Aparecido Viana, recém-filiado no PSC. O social-cristão foi apontado por 2,5%. Também foi a primeira sondagem sem a presença do vereador Beto Vidoski (PSDB) – retirado porque Auricchio possui preferência do tucanato.

No estrato espontâneo (quando o entrevistado responde o candidato que vier à cabeça, sem acesso ao disco com nomes dos possíveis prefeituráveis), Auricchio lidera, com 8,3%. Pinheiro aparece na sequência, com 7,3% de citações. Gilberto Costa surge na terceira colocação, com 1,5%, seguido por Beto Vidoski, com 1%.

Já no quesito rejeição, o mais citado foi Pinheiro, com 25,5%. Auricchio está logo após, com 22,5%. Gilberto Costa é criticado por 11%, enquanto Meneguelli é condenado por 6%.

O DGABC Pesquisas escutou 400 eleitores de São Caetano na terça-feira. A margem de erro é de cinco pontos percentuais.

ATUAÇÃO

O vereador mais atuante, segundo os moradores, é Sidão da Padaria (PSB), com 4,8% de citações. No segundo lugar está Beto Vidoski, com 4%. Roberto do Proerd (PMDB) é terceiro, com 2,8%, seguido por Jorge Salgado (Pros), com 2,5%, e Pio Mielo (PT), com 2,3%.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;