Memória Titulo Memória
Um histórico que Eldorado precisa recuperar
Ademir Medici
17/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Seguimos com a Semana Diadema 2015. Nosso guia é o historiador de Eldorado, Amaury Martins de Carvalho. Hoje temos três temas.

1 – A guerra

2 – As pescarias de Roberto Carlos

3 – Memórias de um bairro

- O sufoco dos alemães no tempo da guerra. A maioria dos moradores de Eldorado era formada por famílias alemãs. E alemão fazia parte do Eixo, juntamente com a Itália e Japão. Entre os alemães de Eldorado estava Roberto Pot, praticamente o fundador do bairro.

As autoridades policiais temiam alguma sabotagem. Diziam: a represa (Billings) é formada por paredões (barragens). Se o inimigo arrebentar um deles, São Paulo será inundada.
Desse modo, italianos, japoneses e alemães que residiam perto da represa teriam que deixar suas casas.

Amaury dirigiu-se ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social). Assinou um termo de responsabilidade. E conseguiu que o Roberto Pot e mulher, dona Josefina, também alemã, permanecessem em Eldorado.

Vinte anos depois, na fase da Jovem Guarda, o cantor e compositor Roberto Carlos e seus colegas de Jovem Guarda – claro, entre eles o tremendão Erasmo – costumavam, às segundas-feiras, pescar em Eldorado.

Olha só a importância turística do lugar.

E o Rei Roberto tanto veio que acabou por comprar ou alugar um casarão no bairro – um dos tantos casarões já demolidos diante do urbanismo acelerado que trouxe tantos e tantos irmãos brasileiros em busca do eldorado paulista

Sr. Amaury é autor de um trabalho sobre a história da formação de Eldorado. Uma longa pesquisa, cuja síntese foi publicada pelo Diadema Jornal. “O jornal publicou só um terço do que escrevi”, conta o autor.

Amaury Martins de Carvalho mantém os originais “em algum lugar”. Meticuloso, ficou de localizar os escritos. Um precioso documento que pode e deve ser publicado e que a página Memória – esta chata – ficará cobrando.

Amanhã em Memória:

- Paulo Halers saia de Mauá para fazer câmbios de caminhões em São Bernardo.

Cantata em Rudge Ramos

Amanhã, sexta-feira, dia 18, a Paróquia São João Batista, em Rudge Ramos, realiza a sua Primeira Cantata de Natal. O convite é do pároco, padre Roberto Alves Marangon.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 17 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6009

Manchete – Violência, medo e confrontos no Jardim do Estádio; até o fim da tarde, 14 famílias haviam sido despejadas do conjunto residencial ocupado

Política – CUT prega invasão de terras, diretas e Constituinte livre.

Movimento Estudantil – João Antonio Marcelino assume presidência do Diretório Acadêmica 20 de Agosto da Faculdade de Direito de São Bernardo.

- Fernando Martino assume a presidência da Associação Atlética Acadêmica, da mesma faculdade.

1915 – Professor Luiz Cardoso Franco, diretor do Grupo Escolar de Santana, na Capital, visita Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Desembarque das tropas italianas na Albânia’.

1975 – Santo André 0, Palmeiras 0. Este jogo inaugura o estádio do Parque Jaçatuba, em Santo André.

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Aparecida. Criado em 17-12-1928, por lei estadual que o separa de Guaratinguetá.

Santos do Dia

Santa Olímpia (Capadocia 361–408). Mesmo jovem, tornou-se diaconisa da Igreja, pelas obras de caridade que praticava. O título só era concedido às viúvas com mais de 60 anos.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Lázaro

- João da Mata

- Vivina 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;