Política Titulo Pleito
Eleição da ouvidoria de Sto.André fica para dia 15
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/12/2015 | 07:15
Compartilhar notícia


O processo eleitoral para escolha do ouvidor de Santo André ficará para o dia 15. A data indicativa tende a ser oficializada amanhã em reunião do colegiado do órgão. No encontro, o grupo que compõe a organização da entidade definirá agenda e regras da sabatina com os candidatos ao cargo. Três nomes estão na disputa. Atual chefe da área, José Luiz Ribas entrará na concorrência pela reeleição, duelando a preferência do eleitorado com Edson Salvo Melo, ex-secretário do governo Aidan Ravin (PSB, 2009-2012), e Eduardo Guedes Machado, indicado pela Fraternidade Espírita Casa de Ismael.

“A chance de sacramentar essa data (amanhã) é de 99%”, alegou Sivaldo Pereira, o Espirro, coordenador eleitoral da ouvidoria. O prazo para impugnações do registro das candidaturas foi finalizado, sem inviabilizar os quadros hoje que concorrem no páreo para mandato de dois anos à frente da ouvidoria. Os três nomes estão aptos a participar do pleito, após o colegiado reconsiderar pedido de Salvo Melo – faltava certidão de distribuição cível. “Ele entrou com a representação e foi atendido”, disse, ao indicar que toda a documentação dos envolvidos está regularizada.

O colegiado já fez, inclusive, o pedido de reserva do anfiteatro Heleny Guariba, instalado ao lado do Teatro Municipal de Santo André, para realização do evento. O espaço foi requerido a partir das 17h. Apesar de diversas críticas em relação ao modelo da ouvidoria, os critérios para a escolha seguirão os mesmos de anos anteriores, uma vez que até agora não houve formalização de possíveis mudanças. As entidades da sociedade civil são quem têm direito a voto. Ao todo, são 17 instituições, mas somente 13 possuem atualmente representação, e, portanto, aptas a contabilizar apoio na eleição.

“A lei é de 1999. Precisa ser ajustada, atualizada, porém necessita de ampla discussão com a Câmara e o Executivo”, alegou Espirro. A quantidade de cargos e o aluguel do imóvel são algumas das contestações.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;