Memória Titulo História
Os Ahlers vão ao museu. E contam histórias
Ademir Medici
07/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana Mauá 2015, o casal Paulo Ahlers e Rosa Serbalhuk Ahlers. Ele, paulistano, industriário aposentado da Mercedes Benz, descendente de alemães; ela, paranaense, descendente de ucranianos.

O jovem Paulo Ahlers chegou primeiro a Mauá, em 1953, quando adquiriu um terreno em rua ainda sem luz domiciliar; a também jovem Rosa Serbalhuk veio para Mauá em janeiro de 1955, ao se casar com Paulo Ahlers - Mauá estava sendo instalado como município recém-emancipado de Santo André.

A história dos Ahlers nos foi contada no Museu Barão de Mauá, numa agradável mesa-redonda da qual participaram os historiadores da casa. Memória aprendeu com os historiadores e com o casal Paulo e Rosa. Nós e o bisneto Daniel, que pela primeira vez viu uma máquina de escrever.

 

A casa. Identificada

Toda vez que visitamos o Museu de Mauá encontramos novidades - esta casa bandeirista, colonial paulista com cerca de 250 anos. Desta vez, as legendas espalhadas explicando cada detalhe do imóvel.

Inscrição no oratório. Monograma que caracteriza a Companhia de Jesus - em latim, Jesus, Maria e José.

Insígnia jesuítica entalhada na porta de entrada: caracteriza a Ordem da Companhia de Jesus, a qual provavelmente estabelecera-se nesta casa.

Gonzo (pino e cachimbo). Dispositivo que permite a rotação de uma folha de janela ou porta, em torno de um eixo. Usado antes do emprego das dobradiças comuns.

Também encontramos no museu a exposição "A Voz de Mauá em manchete", com notícias ampliadas do jornal desde o número 1, de maio de 1970. Toda a coleção do jornal foi doada ao museu pelo atual proprietário, Fausto Piedade, filho e sobrinho dos fundadores do jornal.

 

Param as os lenhadores

E fomos gravando os depoimentos, dos profissionais da casa e dos visitantes.

Descobrimos que vidros de catedrais como as de Brasília e Rio de Janeiro saíram de Mauá. Funcionários daqui viajaram para a instalação dos vitrais projetados e construídos pela Vidrobrás, depois Santa Marina, e que com nova denominação permanece em Mauá, na Rua Rui Barbosa.

Aprendemos que na década de 80 do século 19 houve um movimento dos cortadores de lenha de Mauá. Eles pararam a economia paulista.

Há um retrato pintado da matriarca Zaíra, do Jardim Zaíra, no próprio bairro, no asilo das irmãs. O Jardim Zaíra, subdividido em várias partes, sete ou oito Zaíras. Zaíra 1, Zaíra 2, Zaíra.... Uma cidade dentro da outra, 180 mil habitantes.

 

Ainda bem que havia o trem

Sr. Paulo Ahlers mostrou a carteira profissional, com a sua evolução no trabalho: torneiro, mestre-geral, mestre-geral da usinagem e o comando na linha de produção de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Sra. Rosa e as lembranças da Mauá que mudou.

Mauá era uma cidade bem crua ainda. A única rua calçadinha era a Barão de Mauá, com paralelepípedos.

Ir a Santo André era uma aventura. Ruas empoeiradas, aqueles ônibus pequeninos. O que tinha de melhor era o trem, com grandes intervalos entre um e outro. O bom é que a gente sabia a hora que o trem passava.

NOTA - Quantas histórias! A Semana Mauá só está começando.

 

Hoje

Dia Nacional do Cirurgião Plástico

Diário há 30 anos

Sábado, 7 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6001

Manchete - Fim da greve dos tanqueiros normaliza abastecimento

É Natal - Já decoradas as ruas e praças da região: anjos em Santo André, candelabros em São Bernardo, cometas em São Caetano.

Mauá - Inaugurada a Biblioteca Castro Alves, do Jardim Zaíra.

 

Santos do Dia

Santo Ambrósio (340-397), bispo de Milão, na Itália, por aclamação popular. A atividade diária de Ambrósio era dirigida antes de tudo à orientação da própria comunidade, e ele cumpria as suas tarefas pastorais dirigindo ao seu povo mais de uma homilia por semana. Os seus célebres “Comentários Exegéticos”, antes de serem reunidos em volumes, tinham sido pregados à comunidade cristã de Milão. Aí encontramos o tom familiar do pastor que se dirige com amável simplicidade ao seu rebanho

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Fara

Eutiquiano

 

Em 7 de dezembro de...

1915 - Realizados os exames finais nas diversas escolas da sede do Município, São Bernardo, sob a supervisão do dr. Christovam da Gama, inspetor literário.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ''as tentativas infrutíferas do Vaticano a favor da paz''.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Mongaguá. Elevado a município em 1959, quando se separa de Itanhaém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;