Setecidades Titulo Manancial
Rio Grande tem maior nível desde 2003
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
04/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O Sistema Rio Grande, braço da Represa Billings que abastece 1,5 milhão de pessoas em Diadema, São Bernardo e parte de Santo André, está operando com o maior percentual de volume armazenado desde 2003. Conforme boletim de situação dos mananciais, divulgado diariamente pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ontem o índice era de 97,8%, o mais cheio entre todos os mananciais. Na mesma data, 12 anos atrás, o nível era de 61,9%. A última vez em que atingiu percentual mais alto, quando comparado ao mesmo dia, foi em 2010, com 96,6%.

O Rio Grande foi a aposta do governo estadual para combater a crise hídrica, com a interligação ao Alto Tietê. Inaugurada em setembro, a obra visa beneficiar em torno de 1,1 milhão de pessoas na Região Metropolitana, incluindo 100% de São Caetano

Novembro contribui para encher o manancial, quando as chuvas superaram a expectativa. No dia 30, a pluviometria acumulada ficou em 201,8 milímetros – a média histórica era de 139,7 milímetros. A ajuda para que a estiagem não permanecesse veio do El Niño, fenômeno climático causado pelo superaquecimento das águas do Pacífico equatorial.

No Sudeste, as chuvas devem continuar na primeira quinzena deste mês. “Na segunda quinzena, as chuvas perdem intensidade, concentrando-se mais no Centro-Sul do Estado”, informou o meteorologista do Imnet (Instituto Nacional de Meteorologia) Fabrício Daniel dos Santos Silva.

No Sistema Cantareira, o volume armazenado ontem era de 19,7%, no Alto Tietê, 16,1% e, no Guarapiranga, 87,5%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;