Setecidades Titulo Lazer
Aquário destinará renda para peixe-boi

Ingressos vendidos amanhã no espaço de São Paulo vão para projeto que estimula preservação

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
04/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Visitantes do Aquário de São Paulo, no bairro Ipiranga, na Capital, poderão contribuir amanhã com a conservação dos peixes-bois da Amazônia. Isso porque toda a arrecadação da bilheteria será revertida para a Ampa (Associação dos Amigos do Peixe-Boi), organização não governamental que contribui com a preservação da espécie, hoje ameaçada de extinção.

A ONG, que atua em toda a Região Amazônica, é responsável pela pesquisa e monitoramento dos mamíferos aquáticos e educação ambiental da população que mora às margens do rio. O foco da renda dos ingressos será o retorno de cinco peixes-bois que foram resgatados ao seu hábitat natural. A parceria com o Aquário ocorre desde 2009.

Segundo a veterinária Laura Reisfiel, responsável pelo cuidado com os animais do Aquário, a espécie é caçada para ser vendida em mercados ilegais. “Algumas pessoas se interessam pela carne, que é considerada exótica. Por eles serem parte de uma espécie tímida e dócil, acaba facilitando a captura. Outro fator para o desaparecimento desses animais é a degradação do meio ambiente”, explicou.

No local, o representante da espécie é Tapajós, que chegou em 2009. Ele tem 15 anos e também foi resgatado pela ONG quando ainda era bebê. “A mãe dele tinha sido morta e ele estava muito machucado”, disse Laura.

Para manter Tapajós confortável, a temperatura da água é mantida entre 27°C e 29°C. Ele vive com peixes que habitam o mesmo rio. A alimentação é composta por 15 quilos de folhas, como alface e escarola, todos os dias.

O momento mais esperado pelos visitantes é quando ele sobe à superfície para pegar oxigênio. “Como os outros mamíferos aquáticos, ele tem pulmão, por isso precisa fazer esse movimento. A diferença dessa espécie para o peixe-boi marítimo é que os de água doce não têm unhas”, explicou a veterinária.

O Aquário de São Paulo tem área de 15 mil m² e possui 2.500 animais de 300 espécies diferentes. Outros destaques são os cangurus, suricatos e um jacaré albino.

O endereço é Rua Huet Bacelar, 407. O valor das entradas varia de R$ 40 (para crianças de 3 a 12 anos e idosos com mais de 60) a R$ 80 (adulto).

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;