Política Titulo Decisão contestada
Ainda com resistência, Tarcisio conta com antigo rival Luiz Fernando para buscar unidade dentro do PT

Secretário foi escolhido para representar o partido nas urnas em 2016

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/11/2015 | 07:23
Compartilhar notícia


Oficializado pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), como candidato do partido à Prefeitura em 2016, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, ainda enfrenta grande resistência interna, mas conta com aliado improvável na construção de unidade partidária: o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira.

Luiz Fernando, que preside o São Bernardo Futebol Clube e está no primeiro mandato na Assembleia Legislativa, estava no páreo para encabeçar a candidatura da legenda. Ele detinha preferência das siglas aliadas e de pelo menos metade da bancada petista de vereadores. Mas não possuía bênção de Marinho.

Grupo do deputado estadual tem conversado com militantes e até mesmo com vereadores irritados com a escolha por Tarcisio com argumento de que somente unido o partido pode superar as dificuldades institucionais e manter o legado de Marinho.

Há também projeção futura, já que Marinho, a partir de 1º de janeiro de 2017, tende a ocupar cargo de mais destaque e abrir espaço para lideranças em São Bernardo. Ele é cotado para ser ministro do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), em cota a ser apresentada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e, em 2018, representar o PT na eleição ao governo de São Paulo. Marinho buscou se viabilizar candidato ao Palácio dos Bandeirantes, porém viu Lula preferir o então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a vaga – Padilha ficou na modesta terceira posição, perdeu a vaga de ministro e hoje é secretário de Saúde da Capital.

Luiz Fernando será o coordenador da campanha de Tarcisio à Prefeitura de São Bernardo em 2016. Na semana passada, ao Diário, evitou polêmicas ao comentar a preferência de Marinho pelo secretário de Serviços Urbanos. “Sempre disse ao longo dos meses que não tinha essa pretensão (ser candidato). O Tarcisio era essa pessoa, se preparou e buscou. Ele, inclusive, é o meu escolhido e vou trabalhar por sua vitória”, justificou.

Por enquanto, Tarcisio sofre para decolar em pesquisas de intenções de voto. Aparece muito atrás do deputado federal Alex Manente (PPS) e do deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que, se a eleição fosse hoje, disputariam o segundo turno. Porém, dentro do governo, há expectativa que Tarcisio consiga agregar ações da gestão Marinho à sua imagem e atinja percentual suficiente para levar a concorrência ao segundo turno. A preferência dos petistas é enfrentar Orlando Morando e repetir o cenário de 2008, quando o tucano foi superado por Marinho.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;