Política Titulo
STF mantém cassação de João e Janete Capiberibe
Do Diário OnLine
23/09/2005 | 10:39
Compartilhar notícia


O STF (Supremo Tribunal Federal) rejeitou um recurso do senador João Capiberibe (PSB-AP) e de sua mulher, deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), mantendo a cassação de seus mandatos. Eles foram cassados há um ano e cinco meses pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por compra de votos na eleição de 2002.

Com a decisão, o STF derrubou uma liminar que os mantinha nos cargos desde 2004. Por maioria de votos, os ministros do Supremo decidiram não julgar o recurso do casal porque concluíram que sua análise implicaria o reexame de provas, o que não é possível tecnicamente. No tipo de recurso usado pela defesa dos Capiberibe - recurso extraordinário - podem ser discutidas apenas questões jurídico-processuais e não provas.

O advogado dos Capiberibe, o ex-ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Paulo Costa Leite, disse que a decisão do STF não implica na inelegibilidade do casal de políticos. Eles devem voltar a disputar vagas no Congresso em 2006.

João Capiberibe será substituído no Senado por Gilvan Borges (PMDB-AP). Na Câmara, o suplente de Janete ainda não foi definido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;