Cultura & Lazer Titulo
Imax 3D deixa gosto de quero mais
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
15/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em uma época na qual a tecnologia se funde a entretenimento, a alta definição se torna indispensável quando o assunto é imagem. No cinema, a novidade está nas salas Imax 3D.

A primeira e única tela do Brasil com esse sistema mede 14 m x 21m e está instalada no Espaço Unibanco Pompéia, no Bourbon Shopping São Paulo (Rua Turiassú, 2.100. Tel.: 3874-5050). O local se prepara para abrigar milhares de fãs para ver "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", que estreia hoje na Capital e no Grande ABC.

Após desembolsar R$ 32,80 (contra os R$ 16,80 das sessões convencionais) o espectador recebe óculos especiais e está pronto para a curta experiência. Sim, apesar de ótima, não se iluda ao imaginar que a emoção em 3D se estende por todo o longa. Com 150 minutos de duração e apenas cerca de 20 deles foram filmados para o formato Imax.

Desde os créditos iniciais é possível notar a diferença, com o logo da produção parecendo flutuar entre as nuvens cinzentas. A ação das primeiras cenas impressiona, com três comensais da morte - na verdade, um trio de manchas negras - voando em meio às ruas de Londres. Mesmo os mais veteranos em cinema devem sentir vertigem com a velocidade das aparições, que passam a sensação de estar em uma montanha-russa.

Os vilões colocam abaixo uma ponte. O público se assusta e tenta desviar de cada cabo que vai se soltando. Em meio a tudo isso, o céu londrino paira sobre a cabeça dos que utilizam os óculos. O potente som complementa o "cenário".

Passado o momento Imax, sinais na tela indicam que é necessário retirar o apetrecho 3D do rosto. A projeção, que se espalhava por toda a tela imponente, diminui e volta ao formato comum.

RARAS PRODUÇÕES - A alta definição também exige altos custos, maiores do que os das produções comuns. Isso faz com que poucos filmes comerciais se aventurem nesse setor cinematográfico. Os projetos feitos integralmente para o Imax, caso do documentário Fundo do Mar 3D, são curtos e têm hoje a função de apresentar o formato.

O filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008) utilizou a tecnologia em algumas cenas e, mesmo após sair do circuito, voltou à tela para demonstrar o potencial da sala. Estava programado para que "Transformers - A Vingança dos Derrotados" também chegasse com o formato, mas o local estava em manutenção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;