Nacional Titulo
Vacina é obrigatória para quem viaja ao Centro-Oeste e Norte
Do Diário OnLine
24/12/2000 | 17:33
Compartilhar notícia


O Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) da Fundaçao Nacional de Saúde (Funasa) alerta que todas as pessoas que forem viajar para as regioes Norte e Centro-Oeste do país têm de tomar a vacina contra a febre amarela silvestre dez dias antes do embaque.

Nessas regioes, consideradas endêmicas, a doença acomete animais silvestres e é transmitida aos seres humanos pela picada dos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Na virada do ano passado, um surto da doença foi desencadeado na Chapada dos Veadeiros (GO), local de grande atraçao de ecoturistas. Nao existem mecanismos capazes de erradicar a doença nas matas, habitat natural do vírus. A única forma eficaz de prevençao é a vacinaçao, que está disponível nos postos de saúde de todos os municípios do país.

A vacina tem eficácia de 95% e é recomendável que se tome um reforço a cada dez anos pelos que moram nas áreas endêmicas ou por aqueles que se deslocam para elas. Neste caso, a vacina deve ser tomada, no mínimo, dez dias antes do deslocamento.

A febre amarela é causada pelo vírus amarílico e pode matar em uma semana. Os sintomas mais comuns sao febre, calafrios, dores de cabeça e nas articulaçoes, prostraçao, náuseas e vômitos. Em suas formas fulminantes, a doença compromete o fígado e os rins, além de provocar manifestaçoes hemorrágicas, podendo causar a morte se nao houver tratamento imediato.

A febre amarela silvestre ocorre nas florestas, matas tropicais e áreas rurais.

Informaçoes da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;