Internacional Titulo
Avião que caiu nos EUA estava com excesso de carga
Do Diário OnLine
Com AFP
10/01/2003 | 14:26
Compartilhar notícia


O avião que caiu na última quarta-feira causando a morte de 21 pessoas na Carolina do Norte estava com excesso de peso, motivo pelo qual técnicos do aeroporto lhe havia negado autorização para decolar, segundo informações da TV norte-americana NBC.

O bimotor regional registrou uma falha segundos depois da decolagem do aeroporto de Charlotte (Carolina do Norte), caiu em um galpão e pegou fogo, provocando a morte de 19 passageiros e dois tripulantes.

A NBC, citando fontes da investigação federal, disse que o avião foi autorizado a decolar apenas porque o supervisor ignorou a informação do pessoal da técnica de que o avião levava 45 quilos a mais que o permitido e assinou a autorização de vôo. Além disso, um mecanismo de guia do avião tinha sido reparado apenas dois dias antes do acidente.

Em oito vôos posteriores ao conserto, a nave registrou falhas persistentes com um movimento anormal do elevador, um instrumento de controle utilizado para subida e descida do avião.

A NBC assinalou que pilotos e investigadores concordaram que o elevador com defeito e o excesso de carga representa uma combinação fatal.

Investigadores do caso disseram ao canal de televisão que o pessoal técnico estava tão preocupado com o peso da carga do avião que avisou diretamente o piloto da nave, Katie Leslie. O pessoal que consertou o avião deve ser interrogado na segunda-feira.

Caixa Preta - Segundo o Departamento de Segurança do Transporte (NTSB), a caixa-preta do aparelho mostra movimentos incomuns da cauda do avião. Para o NTSB, o avião estava com 45 Kg a mais que o peso máximo autorizado (7.711 kg). O peso da bagagem estaria, além disso, mal distribuído, com um excedente do lado da cauda do avião.

O investigador do NTSB John Goglia afirmou na quinta-feira à imprensa que um problema de tensão do cabo do leme de profundidade também pode ter sido a causa do acidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;