Cultura & Lazer Titulo
À espera do terceiro filho
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
01/11/2009 | 07:27
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Depois do início de uma bela história de amor que teve como cenário a cidade de Turim, na Itália, o casal Ariani Sudatti (uma são-bernardense da gema) e Christian Frascarolli (um ítalo-libanês) se reencontraram no Brasil e tiveram o primeiro filho, o restaurante Giramundo, em São Bernardo, em setembro de 2003.

Tudo foi feito com tanto carinho - até o imóvel ocupado pelo negócio é a casa onde Ariani cresceu. Veio o segundo filho, esse um belo bambino, e agora eles aguardam o terceiro: o segundo Giramundo, que será aberto passadas as festas de fim de ano, em Santo André.

Quase na esquina das ruas Figueiras e Catequese, o novo restaurante já se impõe pela fachada, que denuncia um pé-direito de nove metros. Arquitetura é outra das paixões do casal, mas o foco mesmo será a gastronomia. A ideia não é criar mais um barzinho, mas atender a um público que se fidelize pelas alquimias inspiradas na culinária de locais como México, Itália, Nova York e Oriente Médio.

Para a missão, foi destacado o chef Marcos Xinef, professor e apresentador de um programa de TV, com larga experiência. Suas criações já podem ser degustadas em São Bernardo, onde ele testa o cardápio que será implantado em Santo André.

Simpático e sempre aberto a críticas e sugestões, Xinef pretende seguir principalmente uma tendência atual, a tex mex, fusão das culinárias norte-americana (Texas) e mexicana.

Bom exemplo é o prato degustado pela reportagem, um risoto um tanto picante e agridoce, que leva calabresa fatiada e queijo em cubos.

Independentemente da linha a ser seguida, qualquer chef que assuma o Giramundo deve manter uma das maiores qualidades da cozinha: o apego ao artesanal.

Tudo o que é servido na casa é produzido no local, da massa do taco ao hambúrguer. Até a aguardente da famosa caipirinha do restaurante vem do alambique do sítio da família. Um detalhe nem um pouco desprezível em tempos de massificação.

O giro culinário proposto pela casa em nada remete à globalização que uniformiza. "Somos pela pluralidade cultural", atesta Ariani.

Com calma e planejando cada passo, o casal aguarda o "terceiro rebento". E, para quem chegou ao Brasil sem falar português e teve de aprender que boa parte do povo brasileiro prefere a cerveja ao vinho, o "pai" Christian tagarela entusiasmado sobre o quanto aprendeu com o primogênito e pretende surpreender com o caçula.

Rua Olegário Herculano, 235 (travessa da Avenida Kennedy), em São Bernardo. Tel.: 4123-3343. Aberto diariamente a partir das 18h até o último cliente. Gasto médio por pessoa: R$ 35.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;