Palavra do Leitor Titulo Artigo
Educação ainda é melhor saída à crise
Do Diário do Grande ABC
13/11/2015 | 08:03
Compartilhar notícia


Artigo

A crise está instalada, isso é fato e não há mais como negar. Mas, também não é de hoje que se diz, diante de crise: crie! Empreender pode ser caminho de sucesso e novas experiências. A questão é onde investir arriscando pouco e ganhando dinheiro? O setor de franquias é promissor, em geral apenas 1% dos franqueados quebra nos primeiros três anos de vida, enquanto empresários que investem fora do modelo de franquia veem esse risco aumentar para 70%, de acordo com dados do Sebrae. Mesmo em cenário recessivo, o segmento de franquias cresceu em 2014 cerca de 7,7%. No primeiro trimestre deste ano, o número é ainda mais positivo: 9,8%. O Brasil é o terceiro maior mercado de franquias no mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos.

Boa explicação para esse avanço é que, em tempos de retração, as pessoas buscam investimentos mais seguros. A série de demissões também é outro fator que influencia o crescimento, visto que o recém-demitido utiliza o valor da rescisão para investir em negócio próprio. A grande questão a que o empreendedor deve ficar atento é em qual ramo de franquias investir, para que o investimento se torne rentável e produtivo sem cair em ciladas pelo caminho. E se é para investir, como avaliar e diminuir os riscos?

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), os segmentos que mais crescem são o de alimentação, seguido de Educação e serviços. Então, avalie o perfil de empreendimento e disponibilidade de tempo que terá para tocar este novo negócio. As franquias de alimentação, embora rentáveis e consolidadas no mercado, exigem rotina pesada em que o franqueado abdica dos períodos noturnos, feriados e fins de semana para atender a demanda e diferenciar-se frente a concorrência altamente competitiva. Já a área de Educação se mostra promissora. Segundo pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil poderia ver seu PIB crescer até sete vezes com Educação para todos. Não é à toa, e nem de hoje, que ouvimos que o futuro do Brasil está na Educação. Diante dessa realidade, o segmento de Educação é potência para empreendedores. E não me refiro apenas à Educação convencional, coloco os cursos profissionalizantes como grandes protagonistas deste cenário.

Hoje, o Brasil sofre com apagão de talentos em todas as áreas profissionais, do técnico ao especialista. Qualificação é ponto comum nos entraves da realização de trabalhos e contratação de mão de obra. Para o empreendedor que busca investimento seguro e com todo background que a franquia oferece, o segmento de Educação, principalmente de cursos profissionalizantes, é opção rentável, com demanda reprimida e vasto mercado de atuação. Vale o investimento!

Miguel Pierre é sócio-diretor da rede de franquias Concretta, Escola da Construção e Profissões.

Palavra do leitor

Água Santa
Nos meus comentários em defesa do Netuno até parece que sou torcedor fanático do Esporte Clube Água Santa. Mas não é isso. É porque eu gostaria que a Federação Paulista de Futebol trabalhasse de maneira correta. O Estádio do Inamar, onde a equipe vai mandar seus jogos, estava sendo construído para a capacidade exigida (10 mil pessoas). O problema é que caiu uma parte da arquibancada e, agora, querem tirar o Água Santa do Campeonato Paulista. A pergunta que eu gostaria que a Federação respondesse é: qual é o estádio do Red Bull, sediado em Campinas e que está há dois anos na Primeira Divisão do Paulista?
Osvaldo Barros
Diadema

MP 699
O governo editou a Medida Provisória 699 para multar caminhoneiros em greve sob a alegação de que eles estão impedindo o trânsito nas estradas. Mentira. Os caminhoneiros estão parando caminhões, ao contrário do pessoal do MST, ligado ao nosso governo, que para até ambulância transportando doente. Mas a MP 699 não se aplica ao MST. Na oposição, lutamos bravamente pelo direito de greve. Agora, no governo, fazemos igual ao FHC, que aplicou multa diária ao sindicato dos petroleiros, inviabilizando a sua existência. Nosso governo ao menos está demonstrando que ditadura não presta, seja ela de direita ou de esquerda. Vejam o que está acontecendo, companheiros. Nós não mudamos, continuamos com nossos ideais, de viver em paz em mundo socialmente justo. Infelizmente, nossos líderes caíram no canto da sereia, que leva ao amor e ao poder a qualquer custo. É nojenta esta capacidade de os nossos líderes de hoje fazerem o que no passado combatiam.
Donizete A de souza
Ribeirão Pires

Artigo
A Secretaria de Estado da Educação respeita a posição do professor Thiago Rocha de Paula, mas esclarece alguns equívocos do seu Artigo ‘Reestruturação, Alckmin e alternativa’ (Opinião, dia 10). O ensino paulista acaba de conquistar o primeiro lugar entre os Estados com melhores índices no IOEB. É preciso lembrar que 98,6% da sua população em idade escolar frequenta as salas de aula. Além disso, o Estado elevou o piso salarial paulista ao patamar 26% superior ao praticado no País. Não há falta de transparência. Há um mês, o secretário Herman Voorwald recebeu diversos veículos de comunicação, entre eles este Diário, para explicar esse processo ousado de reorganização. É importante reiterar que nenhum aluno ficará sem vaga, não haverá superlotação nas escolas nem demissão de professores. A iniciativa abrirá 2.900 classes ociosas e criará mais 39 escolas de ciclo único apenas no Grande ABC. A Pasta divulgou a lista das 94 escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional. Estes prédios representam 1,8% do número total de equipamentos do Estado e possuem muitas salas ociosas.
Secretaria de Estado da Educação

Direito de Resposta
A presidente Dillma sancionou a Lei de Direito de Resposta tão esperada pelos políticos! Vale para o povo brasileiro também direito de resposta quando for ludibriado, enganado, execrado com sucessivas mentiras em propagandas políticas? Estamos vivendo amargamente este estelionato e ninguém foi punido, destituído e o povo apenas sofrendo as amarguras, com direito de resposta nas urnas somente daqui a três anos.
Beatriz Campos
Capital

Mar de lama – 1
A mineradora terá de pagar pelos prejuízos causados pelo mar de lama do rompimento das barragens em Mariana, em Minas Gerais, sob sua responsabilidade. O governo federal vai cobrar o custo dos estragos das responsáveis pelo rompimento das barragens. E por falar em cobrança dos prejuízos provocados por esse lamaçal, quem irá ser responsabilizado e cobrado pelo lamaçal no qual enfiaram o Brasil?
Benone Augusto de Paiva
Capital

Mar de lama – 2
Diante do desespero que assaltou os seus munícipes, o prefeito de Mariana faz das tripas coração para minimizar a tragédia e tentar planejar o futuro, carente de recursos. Aproveitou que finalmente a presidente resolveu visitar a área para pedir ajuda financeira ao governo federal. Solicitou a liberação das cotas que o município é obrigado a recolher. Dilma desculpou-se: ‘Meu filho, a lama no Planalto está muito mais alta do que esta aqui. Não vai dar para te ajudar, não!’ Pano rápido!
Marco Antonio Esteves Balbi
Botafogo (RJ)

Reorganização
Professores, estudantes e profissionais baderneiros estão fazendo campanha contra Alckmin, supostamente criticando a reorganização escolar em São Paulo. Por que a separação etária dos alunos provoca tanta celeuma? Só queria entender a quem interessa que uma escola receba alunos de 5 anos até adolescentes de 17/18 , e que benefício este convívio forçado de faixas etárias tão diferentes traz para os alunos. O prejuízo é evidente! O uso de drogas entre os alunos maiores é pernicioso exemplo para os pequenos, isso para não falar dos casos de abuso sexual dentro dos banheiros. Escola mais preparada pedagogicamente para as demandas de cada etapa escolar e atenta à nova realidade de cada faixa etária será tão prejudicial assim como querem fazer crer os seus críticos? Isso está me parecendo mais um movimento político contra o governador de São Paulo!
Mara Montezuma Assaf
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;