Memória Titulo Memória
Preciosidades descobertas

As fontes da Memória e suas descobertas...

Ademir Medici
13/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As fontes da Memória e suas descobertas. Três casos: a criação do plano previdenciário primeiro no Brasil, o 37º Reencontro dos Designers, a visão futurista do Banco São Caetano.

Faça como os colaboradores de hoje, prezados leitores. Dividam conosco suas descobertas. Pode ser numa viagem, numa reunião, numa busca no baú de recordações de cada um, dos seus pais ou avós. A gente divulga, com alegria e gratidão.

Seja um dos nossos repórteres históricos, como define um dos colaboradores de hoje, o Remi eterno dos Químicos do Grande ABC.

Previdenciários

Texto: Remigio Todeschini (*)

No último fim de semana estive visitando em Jundiaí o Museu da Companhia Paulista, procurando pela História da Previdência Social. Na exposição de fotos encontrei uma delas que é uma assembleia/reunião da Caixa de Pensões dos Ferroviários da Cia. Paulista em 1923. No verso da foto está escrito: “A Cia Paulista foi pioneira na criação de plano previdenciário e concessão de benefício a todos os funcionários, iniciado em 1923.”

Se a página Memória puder referir, isso é importante, pois é um resgate da história previdenciária do País, que teve como principal força os ferroviários da linha Santos-Jundiaí passando aqui por Santo André.

As greves históricas dos ferroviários no início do século passado é que foram pioneiras na luta previdenciária. Na foto, sem dúvida, devem ter vários ferroviários do Grande ABC. Fica o desafio para os mais velhos na busca pela identificação.

(*) Diretor executivo do Instituto de Previdência de Santo André

Designers...

Texto: Luiz Domingos Romano (*)

No dia 30 de outubro, os designers da Faculdade de Desenho Industrial de Mauá se reencontraram pela 37ª vez consecutiva. Este reencontro já virou uma tradição entre os formandos. Ocorre desde 1978 sempre na mesma pizzaria em Santo André. E é sempre comemorado com muito sucesso.

(*) Memorialista de São Caetano

O crachá

Texto: Marcos Massolini (*)

Revirando o baú do seu João Massolini (meu pai), encontrei essa beleza aí anexa: porta crachá do extinto Banco São Caetano. Como ele trabalhou lá entre 1954 (entrou como contínuo) e 1961, acredito que esse porta crachá seja do fim dos anos 1950. O que torna o slogan gravado mais interessante ainda.

(*) Jornalista de São Caetano
Diário há 30 anos

Em 13 de novembro de...

1915 – Câmara de São Bernardo vai solicitar subvenção ao Congresso do Estado para o Hospital de Santo André; para 1916, a Câmara local consignou em orçamento um pequeno auxílio ao hospital.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Montenegrinos infringem perdas aos austríacos’.

1930 – Prorrogação de moratória: governo ‘provisório’ de Getúlio Vargas prorroga por mais 15 dias os prazos para pagamentos no Distrito Federal e Estados.

No Grande ABC, então município de São Bernardo, o prefeito provisório, Armando Setti, e o delegado de polícia, Paulo Paulista, reúnem-se com os industriais. Em pauta, o desemprego de algumas centenas de operários aqui residentes.

Santos do Dia

- São Diogo de Alcalá (Espanha 1400 – 1463). Em 1441, foi enviado como missionário às Ilhas Canárias. Seu trabalho dedicado valeu-lhe o cargo de superior da ordem. Mas não era bem visto pelos colonizadores, pois defendia os indígenas locais, colocados na condição de escravos pelos dominadores.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Eugenio de Toledo

- Estanislau Kostka 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;