Internacional Titulo
Coréia do Norte está disposta a receber negociador americano
Da AFP
23/09/2005 | 13:54
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte anunciou nesta sexta-feira que está disposta a receber, sem condições, o chefe dos negociadores americanos para tema nuclear, Christopher Hill. "Se Christopher Hill deseja visitar meu país com a intenção de solucionar o problema nuclear, nós sempre estaremos dispostos a recebê-lo", declarou o vice-ministro norte-coreano das Relações Exteriores, Choe Su Hon.

O ministro sul-coreano da Unificação, Chung Dong-Yung, afirmou na quinta-feira que Hill pretende viajar a Pyongyang em outubro para uma reunião com o líder norte-coreano Kim Jong-Il. Hill deseja que a viagem aconteça antes da quinta série de negociações multilaterais, prevista para o início de novembro.

De acordo com uma fonte dos serviços secretos sul-coreanos, a Coréia do Norte deseja a visita do presidente George W. Bush ou de um alto representante do governo dos Estados Unidos para melhorar as relações entre os dois países. O líder norte-coreano Kim Jong-Il teria mencionado pessoalmente o nome de George W. Bush, de seu pai, George Bush, e o da secretária de Estado Condoleezza Rice.

A quarta série de negociações terminou na segunda-feira com o compromisso da Coréia do Norte de desmantelar seu armamento atômico, mas um dia depois, o governo de Pyongyang advertiu que não o faria antes de obter reatores de água leve com fins civis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;