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Caixas eletrônicos de agências fecham mais cedo

Uso é limitado na região até 18h, 20h ou 22h; medida é implementada como critério de segurança

Marina Teodoro
Especial para o Diário
12/11/2015 | 07:22
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Quem precisar utilizar os serviços de autoatendimento de agências bancárias no Grande ABC no período noturno poderá encontrar dificuldades. Algumas unidades estão limitando o acesso aos caixas eletrônicos que ficam dentro de suas dependências ao diminuir o horário de funcionamento. “Alguns bancos estão restringindo a utilização do serviço, que antes ia até as 22h ou meia-noite, para até as 18h ou 20h”, assinalou o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira. A medida, segundo ele, está sendo tomada de acordo com critérios de segurança que cada agência determina, conforme sua localização. Ou mesmo pelo menor fluxo de pessoas à noite.

De acordo com Moreira, o procedimento serve para evitar ataques a caixas eletrônicos, assaltos, depredações e sequestros. “Os crimes em relação aos bancos estão cada vez mais frequentes, por isso algumas unidades têm adotado essa providência, a fim de diminuir os riscos à instituição e ao consumidor.”

A equipe do Diário entrou em contato com as instituições financeiras para saber quais as unidades que estão sendo afetadas pela medida, mas o único banco que soube especificá-las foi o Banco do Brasil. As unidades de Santo André, da Dom Pedro II e Oratório, por exemplo, fecham ainda mais cedo, e só funcionam das 8h às 18h em dias úteis, e em fins de semana e feriados não abrem.

O banco ainda informou que em todos os casos de alterações foram afixados avisos aos clientes com no máximo 30 dias de antecedência da data de início do novo horário.

O Bradesco apenas confirmou as informações do sindicato, indicando que as máquinas de autoatendimento localizadas dentro das agências funcionam até as 22h. “Exceto um número pequeno de máquinas que funcionam até as 20h devido à necessidade da região, que pode ser por motivos de segurança ou demanda”, afirmou em nota.

A Caixa Econômica Federal e o Santander garantiram que agem de acordo com a resolução 2.932 do Banco Central, que decreta que é obrigatório que seja cumprido pelo menos o horário mínimo de cinco horas diárias ininterruptas de expediente para o público, incluído o atendimento obrigatório no período entre 12h e 15h.

A Caixa ainda disse que as informações do horário de acesso às salas de autoatendimento estão afixados na seção ‘Caixa informa’ em todas as agências.

O Itaú afirmou que decisões relativas ao horário de funcionamento de suas dependências referem-se ao seu plano de negócio e, portanto, não podem ser comentadas. O HSBC, até o fechamento desta edição, não respondeu.

PREVENÇÃO - O presidente do Sindicato dos Bancários do ABC complementou, ainda, que outras atitudes estão sendo tomadas pelas instituições para evitar crimes. “Alguns terminais eletrônicos restringem a quantia disponível para saque a partir de um determinado horário, o que também diminui o risco de sequestros relâmpagos.”

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) entende que essa ação é legal, uma vez que as áreas de autoatendimento das agências bancárias são oferecidas voluntariamente pelos bancos à população, que assim dispõem da conveniência de utilizar os caixas automáticos além do horário de expediente.

“A Febraban e os bancos reafirmam o compromisso de continuar prestando atendimento de qualidade à população, mas sem colocar em risco a integridade física de seus clientes e usuários de serviços”, informou em nota.

O procedimento começou a ser implantado há quase um ano, porém, Moreira afirma que é importante que o usuário do serviço fique atento aos informativos com horários de funcionamento das agências que costuma ir, para não ser pego desprevenido.

CAIXAS 24 HORAS - Outra orientação do sindicato é que o cliente procure locais de movimentação, como shoppings centers e postos de gasolina, para sacar. A Proteste também indica que esses lugares sejam de preferência do consumidor, e em casos de precisar do serviço no período noturno, ir sempre acompanhado.

Quem optar por usar caixas 24 horas, não deverá ser cobrado até um determinado número de operações, estipulado pelo Banco Central. Entre elas estão: quatro saques no caixa ou terminal de autoatendimento, dois extratos por mês contendo movimentação mensal e duas transferências de recursos entre contas na própria instituição financeira. Porém, a Febraban indica que o cliente verifique junto ao seu banco se há outras ações que podem ser feitas sem cobrança – tudo depende do pacote de serviços.

Ficar atento às pessoas ao redor também é uma dica. Se o caixa estiver inoperante, não aceite que outra pessoa passe o cartão em outro terminal, mesmo que ela se apresente como funcionária do banco. Ao digitar a sua senha, deixe seu corpo próximo ao teclado e evite pedir ajuda a estranhos.




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