Política Titulo
Marinho defende reformas para acabar com informalidade
Do Diário OnLine
30/07/2003 | 12:42
Compartilhar notícia


O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, defendeu, nesta quarta-feira, em entrevista à rádio CBN, mudanças na estrutura sindical e nas regras trabalhistas. O objetivo, segundo ele, é encontrar mecanismos para que os trabalhadores do setor informal possam ser representados legalmente e assim ter seus direitos adquiridos.

Para Luiz Marinho, primeiro é preciso acabar com o monopólio sindical. “O trabalhador precisa ter liberdade para escolher seus representantes, seus sindicatos. Isso, só fortaleceria o papel das negociações com as empresas, o que é muito bom para o funcionário”, explicou.

Ele disse que, dessa maneira, seria possível encontrar mecanismos para acabar com a informalidade. “Quanto mais a negociação for feita, melhor”. O presidente da CUT, porém, não quis comentar a posição do governo sobre o trabalho informal. “Me parece que o governo tem a idéia de criar algo separado do debate com os sindicatos e da reforma trabalhista para o trabalho informal. Eu não sei, mas precisaria analisar isso para dar uma opinião. Por enquanto, ainda não há nada decidido”.

Sobre as mudanças nas leis trabalhistas, Marinho reforçou o papel das negociações, citando exemplo de metalúrgicos do Grande ABC. “No ABC, os metalúrgicos conseguiram resolver o problema do descanso semanal remunerado com negociação, já que o que estava previsto na CLT não se encaixava mais ao momento atual”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;