Internacional Titulo
Kosovo: míssil da Otan mata 17 civis em ônibus
Do Diário do Grande ABC
03/05/1999 | 13:47
Compartilhar notícia


Pelo menos 17 pessoas morreram e 20 ficaram feridas nesta segunda-feira em um ataque atribuído à aviaçao da Otan no noroeste de Kosovo, informaram fontes locais.

As vítimas estavam em um ônibus e em dois carros. Uma testemunha disse ter visto onze corpos.

Em Bruxelas, a Otan disse nao ter "qualquer informaçao" sobre este bombardeio.

Os veículos estavam perto da cidade de Savine Vode, ao norte de Pec (a 5 km da fronteira administrativa de Montenegro).

Segundo testemunhas, o setor foi atacado entre as 11h40 e as 13h00 locais (entre as 06h00 e as 08h00 de Brasília), e os veículos foram atingidos pouco depois das 12h00 (07h00 de Brasília).

Um correspondente da France Press relatou ter visto oito corpos destroçados - entre eles, os de duas mulheres e de uma menina - perto dos veículos. Outros três foram evacuados pelas equipes de resgate em um caminhao.

O ônibus, com placa DJ 115-61, que fazia o trajeto entre Yakovica (a oeste de Kosovo) e Podgorica (capital de Montenegro), ficou destruído e parcialmente carbonizado. Aparentemente, foi atingido em cheio por um míssil. A 20 metros do ônibus era possível ver uma cratera de 30 metros de diâmetro e 15 de profundidade. Uma grande quantidade de destroços de bombas de fragmentaçao dotadas de pequenos pára-quedas amarelos foi encontrada no chao. Alguns destes fragmentos levavam a inscriçao Sensor Proximity-FZU-39/B.

O juiz de instruçao Vladan Bojic, de Pec, que esteve no local, disse ter contado 17 mortos e 20 feridos que foram hospitalizados com urgência. "Vimos outros corpos no local, mas as bombas de fragmentaçao lançadas pelos avioes impedem o resgate", continuou o juiz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;