Cultura & Lazer Titulo
Humor dos Marx faz 70 anos
Orlando Fassoni
Especial para o Diário
27/12/1999 | 16:51
Compartilhar notícia


O ano de 1999 chega ao fim com uma justa homenagem em Hollywood: a celebraçao dos 70 anos dos irmaos Marx, os quatro comediantes que, depois de Karl, sao considerados os mais famosos portadores deste sobrenome na história. Em 1929, Groucho, Harpo, Chico e Zeppo apareceram pela primeira vez no cinema, juntos, em Hotel da Fuzarca, uma das deliciosas comédias disponíveis nas boas locadoras. Deles, ainda em vídeo, também podem ser encontrados os títulos Os Quatro Batutas, Um Dia nas Corridas, No Tempo do Onça e Loucos de Amor, de 1949, onde Marilyn Monroe faz uma ponta.

Além de filme de estréia, Hotel da Fuzarca significou ainda o nascimento de um quarteto fantástico que já fazia sucesso na Broadway, com Cocoanuts, peça que acabou no filme e que deu início a um notável trabalho de enriquecimento da comédia cinematográfica. Na verdade, o mais famoso filme dos irmaos Marx é Uma Noite na Opera, de 1935, dirigido por Sam Wood. Essa fita ficou mais conhecida por denunciar artistas que julgava serem comunistas, na época do macartismo. Foi o chamado dedo duro que deu certo, e de quem os Marx nao dependeram muito e até esqueceram. Mesmo assim, apenas pelo fato de ter dirigido Uma Noite na Opera, Sam Wood ficou marcado na história da comédia, menos por ele e mais pelo quatro irmaos.

Chico (Leonard, nascido em 1887), Harpo (Adolph, depois conhecido como Arthur, nascido em 1888), Groucho (Julius, 1890), Gummo (Milton, 1897) e Zeppo (Herbert, 1901) têm datas de nascimento que variam de livro para livro. Até nisso eles foram destruidores das regras convencionais. Foram convidados a fazer cinema, exceto Gummo, pelo diretor Robert Florey e levaram à tela, em Hotel da Fuzarca, as mesmas situaçoes do espetáculo que interpretavam na Broadway e as mesmas improvisaçoes burlescas, o elemento que depois transformaria o grupo em um clássico do humor.

Harpo era o eloqüente e poético que vivia sempre com louras à sua volta. Zeppo foi o maior incompetente entre os homens bons. Chico vivia procurando encrencas ao tentar ajudar os outros. Groucho, por fim, surpreendia com suas reaçoes extravagantes e piadas corrosivas. "Eu nunca entraria para um clube que me convidasse para ser sócio", por exemplo. Todos eles já morreram. O mais famoso foi Groucho, que acabou sendo uma espécie de cartao de visita do quarteto. Ele escreveu alguns livros e deixou para a comédia seu humor sarcástico e destruidor.

A homenagem aos irmaos Marx deve acontecer em março de 2000, na festa de entrega dos prêmios Oscar. Com um humor que destrói todos os valores da sociedade, os Marx sao chamados de palhaços de alta categoria. Entre 1929 e 1941, eles fizeram 13 filmes, os cinco primeiros com o quarteto completo e os demais com o trio mais célebre, quando Zeppo resolveu virar apenas empresário e criar cavalos. Em 1941, com o fim da parceria, Groucho criou uma frase célebre: "Hoje tudo mudou e o humor é apenas a melancólica e irreverente amargura da era atômica".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;