Economia Titulo
Fecomercio-SP defende redução urgente da Selic
Do Diário OnLine
Com Agências
15/06/2005 | 20:25
Compartilhar notícia


A Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), afirmou, por meio de comunicado divulgado na noite desta quarta-feira, que a manutenção da Selic em 19,75% não é suficiente para melhorar o ritmo de crescimento do setor de comércio e serviços, assim como da atividade econômica de forma geral, nos próximos meses.

"É necessário retomar a trajetória de redução da Selic, o mais rápido possível, para que o setor produtivo possa recobrar o ânimo para investir e gerar emprego e renda. Só assim, teremos perspectivas de um cenário melhor para 2006", afirmou o presidente da entidade, Abram Szajman.

Para Szajman, o Banco Central tinha motivos suficientes para iniciar, desde agora, a redução da Selic. "A queda do PIB no primeiro trimestre e dos investimentos indicam que é necessário mudar de rota, pois confirmam que a dose de juros foi exagerada e o custo social dessa medida está sendo muito elevado", observa, avaliando que o PIB deve ficar entre 2,5% e 3% neste ano. Além disso, ressalta que os índices de inflação, tanto no atacado como no varejo, já estão apresentando as menores taxas dos últimos meses, com tendência de reduções ainda maiores.

O presidente da Fecomercio reafirma ainda que o governo precisa se conscientizar, de uma vez por todas, de que não há possibilidade de crescimento sem condições adequadas de aumento da renda real. "O elevado nível de crédito, sem elevação efetiva da renda, está ampliando a inadimplência. E a confiança do consumidor vem reduzindo-se gradativamente. Tudo isso comprova que este modelo de estímulo ao consumo, com base somente no crédito, tem vida curta", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;