Economia Titulo
FHC pede que empresas nao dispensem os empregados
Do Diário do Grande ABC
18/01/1999 | 15:32
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta segunda durante seu discurso na inauguraçao da fábrica da Volkswagen/Audi em Sao José dos Pinhais, no Paraná, que esta fábrica vem em um momento encorajador. Ele criticou indiretamente o fato de a Ford ter demitido ao pedir às empresas que nao dispensem os empregados dos setores atingidos pela crise.

FHC confirmou que vai estar com Michel Temer à tarde em Brasília, onde dará entrevistas e disse que combinou com o presidente do sindicato dos metalúrgicos, Luiz Marinho, que irá marcar um encontro com ele.

Marinho conseguiu que a direçao da Volkswagen facilitasse sua aproximaçao do presidente e se disse surpreso com o discurso de Fernando Henrique, que citou a necessidade de negociar emprego por três vezes em seu discurso.

Na primeira vez, ele elogiou a fábrica da Volks, dizendo que ``aqui há preocupaçao com o meio ambiente e com a manutençao do emprego'. Na segunda vez, ele disse que ``cada empresário deve estar comprometido, nao só com o lucro, mas com os trabalhadores'. Por fim, ele pediu para que ``todos façamos um esforço e as empresas que nao estao localizadas nas regioes de vanguarda lembrem que o capital mais preciso é o humano, e que antes de dispensar o empregado da regiao atingida pela crise e pela transformaçao da indústria ele pense no Brasil, pense no trabalhador, faça negociaçoes, aceite discussao e permita que haja confiança crescente, nao apenas pelos que estao nas novas fábricas, mas pelos das antigas, sem as quais nao haveriam as novas.

Marinho disse que parece que o governo está tomando consciência dos problemas do emprego e disse que nao se trata de cuidar especificamente do problema da Ford, porque, ``se a coisa continuar como está, haverá novas demissoes'. O sindicalista disse que durante a negociaçao com FHC ele vai propor medidas emergenciais para manutençao do emprego, enquanto se negocia medidas de longo prazo, como a renovaçao da frota.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;