Setecidades Titulo
Especialistas apontam perigo da pólvora
Do Diário do Grande ABC
25/09/2009 | 07:16
Compartilhar notícia


Moacyr Duarte, especialista em gerenciamento de riscos e pesquisador da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), disse que os estragos causados pela explosão mostram que a quantidade de pólvora e explosivos no local era grande. "Se com quatro ou cinco explosivos já é possível acabar com algumas casas, precisa de muito para destruir um quarteirão inteiro."

O especialista explicou que vender e estocar pequena quantidade de explosivos é uma coisa; manusear matéria-prima pura é outra. "Mexer com a pólvora seca já é um risco enorme. Qualquer atrito ou eletricidade estática pode provocar faíscas e, como consequência, explosões."

O professor de Química da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Ricardo Mercadante, confirmou a tese de que a pólvora por si só seria suficiente para causar a explosão. "Quem armazena fogos de artifício deve tomar diversas precauções e manter estoque pequeno, o que não era o caso."

Para ele, a hipótese de o acidente ter sido causado pela queda da antena e a produção de faíscas é plausível. "Mas é claro que todos os detalhes devem ser vistos com cuidado pela perícia." Mercadante, autor de diversos estudos sobre explosões, lembra que um curto-circuito, descarga estática e até um cigarro também poderiam ter sido causadores do acidente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;