Internacional Titulo
Vítimas de atentado sao enterradas no Paquistao
Do Diário do Grande ABC
05/01/1999 | 20:43
Compartilhar notícia


Uma multidao acompanhou nesta terça o enterro dos 16 mortos em ataque a uma mesquita e exigiram a renúncia do primeiro-ministro Nawaz Sharif. Durante o enterro de 11 dos 16 muçulmanos xiitas assassinados foram ouvidos gritos de ``Nawaz Sharif, assassino' e ``Deve deixar o governo.'. Os mortos foram sepultados na mesma mesquita em que foram atacados na aldeia de Quereshi More, a 30 quilômetros de Multan. As outras cinco vítimas foram enterradas em aldeias vizinhas.  

Allama Sajid Naqvi, importante dirigente do grupo xiitamilitante Tehrik-e-Jaffria, disse que ``Nawaz Sharif deve ser afastado e o exército deve assumir o poder porque o governo civil do Paquistao fracassou no controle da ordem'. ``Estamos cansados de enterrar nossos parentes e amigos queridos', acrescentou.  

Outro dirigente xiita, Taqui Shah, comentou que o exército precisa ``trazer paz ao país'. Suas palavras foram recebidas com gritos de aprovaçao pela uma multidao de cerca de 6.000 pessoas que assistiam ao funeral.  

A polícia culpa militantes do grupo radical Sipah-e-SahbaPaquistao (SSP) , que significa ``Guardioes dos Amigos do Profeta', pelo atentado. Durante a noite de ontem foram realizadas inspeçoes em sedes da SSP e 46 ativistas foram detidos.  

Soldados e policiais foram enviados à província de Punjabpara evitar choques entre um e outro grupo. Os conflitos entre seitas islâmicas rivais têm aumentado nos últimos meses, especialmente no Punjab, onde vivem 60% da populaçao do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;