Internacional Titulo
Hugo Chávez presta juramento como presidente
Do Diário do Grande ABC
19/08/2000 | 17:50
Compartilhar notícia


Em um fato inédito na história da Venezuela, o presidente Hugo Chávez prestou juramento neste sábado novamente no cargo, três semanas depois de ser reeleito, por esmagadora maioria.

Chávez prestou juramento com a mao sobre um exemplar da constituiçao de 1999 que durante sua campanha eleitoral de 1998 ele prometeu criar. A pedido do próprio Chávez, nenhum chefe de governo estrangeiro assistiu à cerimônia.

O presidente recebeu a faixa amarela, azul e vermelha, as cores da bandeira venezuelana, das maos do presidente da Assembléia Nacional, William Lara, influente dirigente do oficialista Pólo Patriótico, que nas eleiçoes de 30 de julho conquistou 100 das 165 cadeiras da Assembléia.

Chávez, que governará por seis anos, está na presidência há um ano e meio e nesse período realizou quatro referendos, que lhe permitiram levar adiante um processo de mudança institucional, aprovar uma nova constituiçao e ampliar seu mandato.

No poder desde fevereiro de 1999, Chávez teve que participar de novas eleiçoes antecipadas para se legitimar no cargo devido à entrada em vigor da nova constituiçao.

A enérgica retórica de Chávez contra a corrupçao e a pobreza lhe valeram o apoio dos pobres, que representam mais da metade da populaçao de 23 milhoes de habitantes da Venezuela, que o consideram um herói desde que, em 1992, se rebelou contra um governo considerado corrupto e insensível aos sofrimentos da populaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;