Cultura & Lazer Titulo
'Os Herdeiros de Nero' fecha série de romances históricos
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
29/04/2001 | 19:52
Compartilhar notícia


O romance histórico Os Herdeiros de Nero (Ediouro, 296 págs., R$ 28,80), de Allan Massie, é o quinto volume da coleção Os Senhores de Roma. Possui várias características que o conduzem, de imediato, a sério candidato a best-seller: trama montada ao redor de personagens fortes (e históricos), intrigas do poder, heroísmo. E, é claro, aquela pitadinha de sexo.

Com Nero morto, começam as articulações entre políticos e chefes militares. A crise no poderoso Império Romano é evidente: em menos de um ano, caem três imperadores – um é levado ao suicídio e dois são assassinados. Rebeliões religiosas na Judéia ajudam a esquentar o clima. A ascensão do general Tito Flávio Vespasiano promete acalmar os ânimos – ou colocar ainda mais lenha na fogueira.

É quando entra em cena Escauro, amante da filha e do filho de Vespasiano e amigo do historiador Tácito. Este pede a Escauro, agora exilado, que narre os acontecimentos a que assistiu. Traduzido por Beatriz Horta, Os Herdeiros de Nero é construído sob o ponto de vista de quem presenciou os fatos a partir de posição privilegiada. O que inclui as chamadas impressões pessoais de Escauro.

Um exemplo: “Enquanto estou aqui sentado, sinto mais prazer e o meu sangue corre mais rápido nas veias ao lembrar como me ocupava de Domícia e dos assuntos que diziam respeito a ela do que em relembrar a funesta e brutal série de crimes e desgraças que chamam de história. Além do mais, o passado só me parece real quando me perco nas lembranças de momentos eróticos”. Puro romance histórico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;