Economia Titulo Avanço
Petrobras se reúne com sindicatos amanhã

Federação de petroleiros quer negociar questões políticas; estatal diz que discutirá acordo coletivo

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/11/2015 | 07:30
Compartilhar notícia
Anderson Silva 3/11/15


Depois de seis dias de greve dos petroleiros, a Petrobras chamou ontem as entidades sindicais para negociar, nesta segunda-feira pela manhã, na sede da companhia, no Rio de Janeiro. A reunião é aguardada com ansiedade pelos representantes dos trabalhadores, que têm série de reivindicações políticas, de que a empresa retome investimentos, desista da venda de ativos e faça a recomposição do quadro de efetivos, reduzido com a saída de mais de 8.000 funcionários em PDV (Programa de Demissão Voluntária) aberto neste ano. No entanto, por meio de nota, a estatal divulgou que o encontro se destina a buscar entendimentos visando o acordo coletivo de trabalho 2015.

Além dessa rodada de conversas da companhia com a FUP (Federação Única dos Petroleiros) no Rio, o Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros no Estado de São Paulo) – que é filiado a essa federação – vai se reunir com a gerência da Recap (Refinaria de Capuava), em Mauá, também na segunda. “Entramos com ação judicial para conversar com a Recap, por meio da representação do Ministério Público”, afirmou o diretor do sindicato Auzélio Alves.

O objetivo, neste caso, é discutir a segurança dos empregados que estão atuando na equipe de contingência, em esquema de rodízio (dois grupos de 12 horas), sem sair da planta fabril. “Estão lá há muito tempo (desde domingo), estamos propondo fazer a paralisação total da planta”, disse Alves. Na quinta-feira, supervisor de mecânica que fazia trabalho de contingência na Repar (Refinaria do Paraná) sofreu infarto e morreu ontem pela manhã, o que, segundo a FUP, ocorreu pela pressão a que esses empregados estão submetidos.

O dirigente acrescentou que a mobilização foi se intensificando nos últimos dias. Todos os terminais da empresa na Grande São Paulo estão parados, incluindo o de São Caetano. “Vamos manter a vigília na porta da refinaria e do terminal no fim de semana”, assinalou. Também estão paralisadas plataformas e outras unidades espalhadas pelo País.

A Petrobras informou ainda que o impacto estimado da greve na produção de petróleo ontem é da ordem de 115 mil barris.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;