Política Titulo
Lula mantém encontros com presidentes sul-americanos
Da Agência Brasil
30/07/2003 | 15:57
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira o presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, e os ministros das Relações Exteriores, da Educação, das Obras Públicas e Comunicação, e do Turismo, Indústria e Comércio do país. A visita de Bharrat deu prosseguimento aos encontros que Lula vem mantendo com os presidentes dos países vizinhos, em conformidade com a prioridade atribuída pelo seu governo à integração da América do Sul.

Lula e o presidente guianense conversaram sobre as conjunturas regional e internacional. Os dois presidentes trataram da agenda bilateral entre os dois países, como o comércio exterior, integração física e cooperação nas áreas da educação e turismo, e ainda das possibilidades de investimentos em infra-estrutura e de ampliação da cooperação técnica que o Brasil já vem prestando à Guiana.

Com a recepção ao presidente guianense, na lista de encontros de Lula com presidentes dos países da América do Sul ficará faltando apenas o presidente chileno, Ricardo Lagos. Já no primeiro mês de seu governo, Lula recebeu a visita do então presidente argentino, Eduardo Duhalde. Em fevereiro, vieram à Brasília se encontrar com Lula os presidentes do Peru, Alejandro Toledo; da Venezuela, Hugo Chàvez, e da Bolívia, Gonzalo Sánchez de Lozada. Jorge Batlle, do Uruguai e Lucio Gutiérrez, do Equador visitaram o presidente brasileiro em maio, quando também esteve no Brasil o presidente eleito do Paraguai, Nicanor Duarte. Néstor Kairchner, que tomou posse no governo argentino em maio. Ele fez sua primeira visita como presidente, vindo ao Brasil no início de junho. Na semana passada, o presidente do Suriname, Runaldo Ronald Venetiaan realizou a sua visita a Lula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;