Esportes Titulo
Futebol da região encara Campinas em 3 confrontos
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
28/07/2006 | 08:53
Compartilhar notícia


O futebol do Grande ABC e de Campinas, centros poderosos na economia nacional, vive um fim de semana de três duelos em competições nacionais e estaduais. Os confrontos começam hoje à noite, a partir das 20h30, com o jogo do Santo André diante do time principal do Guarani, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado pela manhã, às 10h, no Pedro Benedetti, em Mauá, o Grêmio Mauaense enfrenta o Guarani-B, pela terceira rodada da Copa FPF (Federação Paulista de Futebol). A série se completa neste sábado à noite, a partir das 18h10, com São Caetano x Ponte Preta, no estádio Anacleto Campanella.

Os dois centros possuem títulos expressivos no futebol paulista e nacional. O Grande ABC está em vantagem, obtida numa única temporada, em 2004, com as conquistas do Paulista pelo São Caetano e da Copa do Brasil pelo Santo André. Campinas, que tem como marco o Brasileiro de 1978 com o Guarani, leva vantaem em número de finais. Além de 1978, o Guarani também foi à decisão nacional de 1986, perdida para o São Paulo, e de 1987, ganha pelo Sport Recife, e à final do Paulista de 1988, quando perdeu para o Corinthians. A Ponte foi vice-campeã estadual em quatro ocasiões: 1970, 1977, 1979 e 1981. Das quatro, em três houve séries finais, as de 1977 e 1979, ganhas pelo Corinthians, e a de 1981, que teve o São Paulo como campeão.

Se a projeção de jogadores do Grande ABC, incluídas convocações para a Seleção Brasileira, é recente, no caso de Campinas vários nomes se projetaram nos anos 70 e 80. Casos do goleiro Carlos e dos zagueiros Polozi e Oscar, que passaram pela Ponte Preta, e dos meias Zenon e Renato e do atacante Careca. Já o São Caetano, no início da década, cedeu para a seleção nacional o goleiro Silvio Luiz (Pré-Olímpico em 2000), o zagueiro Daniel, o lateral-esquerdo César (hoje no futebol italiano) e o meia Esquerdinha. César chegou a participar das eliminatórias ao Mundial de 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;