Memória Titulo Memória
Uma mulher para mudar a imagem da Portuguesa

A Suzana cuida da Portuguesa. Ela mostra que dá certo ter uma mulher...

Ademir Medici
05/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


“A Suzana cuida da Portuguesa. Ela mostra que dá certo ter uma mulher num clube de futebol. Os jogadores a respeitam, pelo trabalho que ela faz e pelas outras mulheres e seus filhos que passaram a frequentar o clube.”

Cf. José Lourenço da Silva, o Canguru, zelador do Vasquinho de Santo André

Na sua terra natal, Quinta do Sol, interior do Paraná, Suzana foi princesa e boia-fria. Enquanto a mãe vivia, uma vida de verdadeira princesa; com a partida da mãe, a necessidade de trabalhar na roça, capinar, plantar algodão. As mãos da princesa ganham calos...

Vieram os dois filhos, a separação conjugal e a necessidade de procurar uma vida melhor em São Paulo. Veio morar em Carapicuíba, na Grande São Paulo, e depois em Santo André, onde já morava uma irmã. A menina do Paraná passa a vender espetinhos em frente à Pirelli.

“Não tinha estudo para arrumar emprego, então virei a moça que vendia espetinho. O pessoal todo da Pirelli me conhece. E como eu gostava muito de futebol, o Caveira, na época do EC Santo André, me trouxe para a Portuguesa. Passei a tomar conta da sede”, relata em prantos a atual vice-presidente da Portuguesa de Santo André, mulher do presidente Marcos Fernandes da Costa.

BOIA-FRIA URBANA

São 18 anos de Portuguesa. E quando fala em tomar conta da sede, Suzana lembra que até limpar esgoto ela limpou. Precisava garantir o emprego, mostrar aos dirigentes que não tinha medo de trabalhar. Não podia ser despedida. Tinha os dois filhos pequenos para sustentar.

Os tempos em que jogava de atacante nos times da sua cidade passaram. Mas a paixão pelo futebol persistia. E isso garantiu a Suzana quebrar tabus. Conheceu o marido, Marcos, tornou-se diretora social. Hoje é vice-presidente, função raramente exercida por uma mulher no futebol amador.

– Marcos, é verdade que a Suzana é a presidente de fato da Portuguesa?

– Exato. Os antecessores não confiavam numa mulher como presidente. Eram preconceituosos. Hoje sou o presidente de documento. E ela a presidente de fato. E na próxima gestão Suzana será a presidente, de fato e de direito, porque ela conquistou essa posição, trabalhando.

TRABALHO SOCIAL

Suzana volta a se emocionar quando lembra o trabalho que realiza no campo social, voltado às pessoas que não podem pagar para frequentar um espaço de lazer e entretenimento.

- A gente cede o clube para as mães poderem fazer o aniversário das crianças. Pessoas que não têm condições de pagar um bufê.

- Fazemos a Festa da Criança, celebramos o Halloween, organizamos o Natal. Já fui princesa, Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel. E é muito bonito, porque as crianças acreditam.

- Me emocionei muito quando me vesti de Branca de Neve. Uma menina perguntou ao pai se era de verdade. Ela achava que a Branca de Neve só existia no desenho.

- Montamos há dois anos um parque. Mil crianças já brincaram nele. Nosso projeto é voltado às crianças. Não fazemos mais porque não podemos.

- Voluntários nos ajudam arregaçando as mangas na organização dos eventos. Não vou atrás de patrocínio. Prefiro trabalhar e retribuir o que Nossa Senhora Aparecida fez por mim.

Suzana Lopes Queiroz

Nascimento: 3-2-1972, em Quinta do Sol (PR)

Santo André: a chegada em 1994

Portuguesa: zeladora em 1996; depois, diretora social e vice-presidente, sem deixar de cuidar do bar e da limpeza. É ela quem faz os bolos de aniversário, alguns pesando 40 quilos.

‘Senhora Aparecida, obrigada!’

Na sede da Portuguesa, entre os troféus, uma imagem grande da Senhora Aparecida. As lágrimas voltam a escorrer no rosto de Suzana.

- Como sofri muito, essas festas são de agradecimento. Tudo o que faço é para agradecer. Quando cheguei a Santo André era praticamente uma boia-fria.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de novembro de 1985 – ano 28, nº 5973

Manchete – Sem acordo começa greve na região e São Paulo; greve dos químicos começa antes da Glasurit; param os comerciários

Em 5 de novembro de...

1915 – Realizada a primeira comunhão de meninas na Matriz de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Bombardeio de Tchesme, na Ásia Menor, pelos aliados’.

1930 – Nasce, em Amparo (SP), José Rossi. Futebolista. Criou o método ‘Bola nos Pés, Livro nas Mãos’. Foi professor das escolinhas de futebol de São Bernardo e publicou vários livros, com suas experiências esportivas e de vida.

Hoje

- Dia Nacional da Cultura e da Ciência, em alusão a 5-11-1849, data do nascimento de Rui Barbosa

- Dia do Cinema Brasileiro

- Dia do Radioamador

- Dia do Técnico Agrícola

- Dia do Técnico de Eletrônica.

Santos do Dia

- São Zacarias e Santa Isabel. Conta o Evangelho que Maria esteve com Isabel auxiliando-a durante sua gravidez. Após o nascimento de João Batista, Zacarias e Isabel se recolheram à sombra da fama do filho, como convém aos que sabem ser o instrumento do Criador. Com humildade, se alegraram e se satisfizeram com a santidade da missão dada ao filho, sendo fiéis a Deus até a morte.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Galácio

- Guido Maria Conforti

Municípios Paulistas

- Hoje é o aniversário de Itapetininga, criado em 5-11-1770 quando se separa de Sorocaba; Espírito Santo do Turvo (1885); Pilar do Sul (1891); Guatapará (1990); Rosana (1990). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;