Suplementos Titulo Oportunidades
Escolha profissional é feita com base no mercado

Estudantes optam pelas diversas áreas da Engenharia pensando nas opções de atuação

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
27/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A escolha da carreira profissional dos vestibulandos tem sido feita com base nas oportunidades ofertadas pelo mercado de trabalho. Embora considerem a questão da vocação algo importante no momento de decidir qual rumo tomar, estudantes preferem aliar o conhecimento pré-adquirido sobre as áreas preferenciais com as possibilidades de atuação após a conclusão do Ensino Superior.

No caso da aluna do 4º ano do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia Juliana Bertholini, 21 anos, a dúvida era por qual área da Engenharia optar. A escolha levou em conta o amplo campo de atuação no mercado de trabalho. “Faço estágio na área de estrutura e já tenho a noção de que é exatamente o que eu imaginava”, destaca. Outro ponto levado em consideração pela jovem é a necessidade de infraestrutura no País. “Ainda precisamos de muito investimento em obras”, diz.

Já o estudante Leandro Cherniauskas optou pela área da Engenharia de Produção, também no Instituto Mauá de Tecnologia. No seu caso, além de levar em conta o retorno ao mercado de trabalho com o profissional do ramo, ele se deixou influenciar pela família. Isso porque o pai e o irmão mais velho também são engenheiros mecânicos. “Desde criança tenho contato com a Engenharia. É um curso que te dá visão ampla, principalmente quando a faculdade oferece experiências práticas”, afirma.

O estudante atua há dois anos na área em que escolheu. “Embora o País esteja em crise, não tive nenhum problema. Acredito que uma das alternativas para se manter como opção para o mercado de trabalho é procurar se diferenciar”, acredita Cherniauskas.

Para o aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Termomecanica André Fontes Alves, o profissional da Engenharia precisa estar sempre atualizado para ocupar posição de destaque no mercado. Ele, por exemplo, formou-se em 2008 no curso tecnólogo de Mecatrônica Industrial e, desde então, está empregado. “O conhecimento que obtive no curso técnico foi essencial. Nos últimos meses recebi três propostas de emprego sem estar com o currículo ativo”, conta.

Alves indica a Engenharia de Automação para aqueles jovens que estão em dúvida. Isso porque, segundo ele, o mercado absorve rápido os profissionais formados na carreira. “É uma área excelente. Percebemos que há um reconhecimento profissional e que abre muitas portas”, comenta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;