Política Titulo
Grande ABC tem 30 empresas penalizadas
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
13/01/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


O Grande ABC teve 30 empresas apenadas (penalizadas) pelas prefeituras e confirmadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado). A avaliação da Corte forçou as prefeituras da região a rescindir contratos e não firmar parcerias em períodos especificados em cada caso. Em geral, a punição ocorreu porque as firmas cometeram irregularidades durante prestação de serviços e acabaram por perder a idoneidade junto ao poder público.

Os serviços que eram prestados por estas empresas variavam de fornecimento de alimentos, peças, uniformes, artigos de escritório, informática, peças automotivas e materiais para construção. Todas elas passaram por processos de licitação antes de firmarem contratos com os órgãos públicos.

A campeã de faltas em toda a região, Bigua Alimentos Ltda., que atuava em Santo André, foi citada em oito penalidades pelo TCE. José de Oliveira Confecções teve três penalidades no mesmo município. A Brasilidade Comércio, Serviços e Importação Ltda. e Alpes Motores, Comércio de Peças e Serviços Automotivos Ltda. foram anotadas em duas oportunidades. Ambas serviam em Ribeirão Pires e foram as únicas destacadas pela Corte na cidade. As outras 24 instituições tiveram um registro cada.

Diadema e Santo André foram os municípios onde ocorreram os maiores números de irregularidades: nove em cada. No campo andreense, os terceiros tinham vínculos com a Prefeitura, Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental de Santo André) e Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). O Executivo diademense teve de rescindir oito contratos e a Delegacia Seccional da cidade um.

São Bernardo teve seis registros de firmas punidas. Todas elas prestavam serviços para o Executivo. São Caetano registrou duas irregulares. Mauá e Rio Grande da Serra não tiveram nenhuma empresa irregular apontada pelo TCE.

Pessoas físicas também foram penalizadas. Diadema teve três nomes proibidos por tempo indeterminado de contratarem junto à cidade e outros três aguardam decisão judicial para desligamento oficial. Em Ribeirão Pires, um nome foi penalizado pelo tribunal. Santo André, São Caetano e São Bernardo não tiveram nomes de pessoas envolvidos na lista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;