Setecidades Titulo
Vida entre dois aterros
sanitários no Grande ABC
Renan Fonseca
20/02/2011 | 07:43
Compartilhar notícia


 

O mau cheiro é tão forte que mesmo quem convive há mais de 30 anos com a situação não consegue se acostumar. Nas ruas, caminhões transportando o lixo de quase todo o Grande ABC, de outras cidades do entorno da metrópole paulistana e Litoral trafegam constantemente. Fechar todas as portas e janelas, tapar frestas com panos, são algumas dicas.

Mas, no verão, o calor aumenta o odor e impede qualquer tentativa de deixar a casa sem ventilação. Esse é o cotidiano de famílias que moram nos bairros entre os dois aterros sanitários da região: Lara, em Mauá, e o municipal de Santo André.

Cada depósito tem mais de 20 anos de funcionamento. Vila Carlina, Vila Suíça, Vila Guaraciaba, Condomínio Maracanã, Vila Ipanena, todos esses bairros estão na rota do lixo. Além de ser desagradável, o mau cheiro atrai moscas, causa náuseas e dores de cabeça. A ação do calor parece realçar ainda mais o desconforto, conforme relatam moradores dessas localidades.

A aposentada Maria Socorro Abreu, 69 anos, vai longe na descrição do desconforto. "Às vezes parece que estão queimando difundo. É uma coisa insuportável", comentou. Ela mora há mais de 30 anos na Vila Carlina, em Mauá.

Os veículos com resíduos passam ao longo da Estrada Guaraciaba, que cruza a divisa entre os dois municípios, ou chegam pela Avenida Papa João XXIII. "São muitos caminhões e, quando passam, o mau cheiro fica mais forte. Às vezes cai algum saco de lixo, mas o problema mesmo é o fedor", disse a dona de casa Sonia Geraldeti, 55 anos, do Condomínio Maracanã.

A direção da empresa Lara foi procurada, mas não retornou as ligações até o fechamento desta edição. O Semasa (Serviço de Saneamento Ambiental), informou que o aterro opera sob as condições exigidas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;