Cultura & Lazer Titulo
Traição e desejo de vingança
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
29/11/2009 | 07:16
Compartilhar notícia
TV GLOBO / João Miguel Júnior


Fins de relacionamentos são comuns, mas nem todos conseguem encarar a situação como oportunidade para tentar ser feliz com outra pessoa. Para estes, a situação se agrava principalmente se o término ocorre após uma traição. O amor pode rapidamente se transformar em ódio e desejo de vingança.

A ficção ilustra uma dessas situações na novela global das sete Caras & Bocas. A vilã Judith (Deborah Evelyn), traiu o marido Pelópidas (Marcos Breda) com Edgar (Júlio Rocha). Desde então o ex-marido vive para fazer da vida de Judith um inferno. No casamento com o amante, a vilã é afetada por uma sequência de acontecimentos catastróficos provocados pelo marido traído, como explodir o bolo de casamento e até derrubar um lustre em cima do juiz de paz.

Para a psicóloga Suzy Mosna, de Santo André, a vingança surge na relação em que um dos parceiros sofre de ciúme patológico, uma preocupação infundada e irracional. "O portador desse distúrbio experimenta diversas sensações, como ansiedade, depressão, raiva, vergonha, humilhação, culpa e desejo de vingança. Esses pacientes também apresentam grande tendência a atitudes violentas", analisa a psicóloga.

Ela revela que a maioria dos casos de suicídio cometidos após um homicídio é devido a ciúmes patológicos, e consequente desejo de vingança. "O sentimento é associado a diversas doenças psiquiátricas. O tratamento deve ser sempre buscado, já que a vingança é fonte de grande sofrimento, inclusive para o parceiro violento", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;