Economia Titulo
Gasolina sobe 8,33% para o consumidor a partir de sexta
Do Diário OnLine
04/07/2001 | 18:52
Compartilhar notícia


O preço do litro da gasolina ficará 8,33% mais caro ao consumidor a partir da 0h de sexta-feira. Nas refinarias, o reajuste será de 10,42%. Já o óleo diesel subirá 8,27% nas unidades de refino e 6,5% nas bombas. Os índices foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Fazenda.

O preço do gás de cozinha (GLP ou gás liquefeito) também ficará mais caro. O impacto para o consumidor será de 2,6%. Nas refinarias, o aumento será de 4,34%.

A fórmula usada para os reajustes dos preços leva em consideração a variação do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional nos últimos três meses. Se as cotações da moeda e do barril se mantiverem estáveis no próximo trimestre, não haverá necessidade de um novo aumento, previsto para outubro.

A previsão é de que o reajuste eleve em 0,3% a inflação apurada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE, e que serve de base para a meta de inflação do governo.

Em São Paulo, o preço médio do litro da gasolina deve passar a custar R$ 1,636.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;