Internacional Titulo
Hong Kong teria sétima morte por ‘superpneumonia’
Do Diário OnLine
22/03/2003 | 19:20
Compartilhar notícia


Autoridades de Hong Kong anunciaram neste sábado que um idoso morreu possivelmente de ‘superpneumonia’, forma letal e atípica da doença. Caso seja confirmado o motivo, será a sétima vítima fatal no território e 11ª em todo o mundo.

Enquanto isso, pesquisadores de todo o mundo tentam descobrir o vírus que causa a doença, que vem sendo chamada de Síndrome Respiratória Aguda Severa. O secretário de Saúde de Hong Kong, Ko Wing-man, disse que cientistas locais conseguiram importantes avanços sobre a doença, que na verdade poderia ser causada por mais de um vírus.

Na sexta-feira, pesquisadores canadenses disseram que seis vítimas da superpneumonia no país mostraram indícios de que estão contaminados com o metapneumovírus, que faz parte da família dos paramyxovírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também disse que seus técnicos encontraram vírus semelhantes aos paramyxovírus em pacientes.

Médicos de Hong Kong, Taiwan e Alemanha também já tinham levantado a hipótese da doença ser causada por um vírus dessa família, que também causa a rubéola, caxumba e outras doenças respiratórias. Nos próximos dias, a ONU vai convocar uma reunião mundial para discutir o problema.

Os sintomas da ‘superpneumonia’ incluem febre alta, tosse seca, calafrios e graves dificuldades respiratórias. Até agora, foram diagnosticados 350 casos da doença em 13 países, a maioria no Sudeste asiático, sendo 222 somente em Hong Kong.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;