Internacional Titulo
Extremistas atacam dois oleodutos nos arredores de Bagdá
Da AFP
17/12/2004 | 17:36
Compartilhar notícia


Dois oleodutos foram atacados nesta sexta-feira nos arredores de Bagdá (capital do Iraque), aparentemente atendendo a um pedido feito por Osama Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda. Os atentados foram reivindicados pelo grupo do extremista islâmico Abu Musab al Zarqawi, inimigo número um do exército da coalizão no país, ligado à rede terrorista.

Em uma mensagem de áudio divulgada esta quinta-feira na internet, Bin Laden ordenou que seus partidários atacassem instalações petroleiras no Iraque e na Arábia Saudita, seu país natal.

No final da tarde foram travados combates entre rebeldes e guardas nacionais perto de um bloqueio entre Mahmudiya (30 km ao sul de Bagdá) e Latifiya (40 km ao sul de Bagdá), junto a um oleoduto, onde, ao fim do conflito, foi ouvida uma explosão. A coluna de fumaça negra podia ser vista da capital.

Até o momento não houve uma reação oficial do ministério do Petróleo, confirmando ou desmentindo o outro atentado contra um oleoduto no norte de Bagdá.

Segundo o funcionário do setor petrolífero Mohamad Mannun um artefato explodiu no oleoduto de Fatha, a 5 km a nordeste de Baiji, uma das instalações empregada para exportar o petróleo produzido no norte do Iraque até o terminal turco de Ceyhan, no mar Mediterrâneo, e que funciona de forma intermitente devido às inúmeras sabotagens sofridas.

Um comunicado distribuído em Baiji (200 km ao norte de Bagdá) assinalou que os combatentes do grupo explodiram um oleoduto próximo à cidade sob as ordens do "comandante supremo Osama bin Laden".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;