Cultura & Lazer Titulo
Telebahia oferece serviço de acesso veloz
Do Diário do Grande ABC
28/03/1999 | 19:20
Compartilhar notícia


A direçao da Telebahia anunciou neste domingo a comercializaçao do serviço Fast Internet para os primeiros 30 usuários de Salvador. O serviço permite conexao até 22 vezes mais veloz do que a média obtida pelos internautas.O cliente liga a máquina e o acesso à Internet é imediato, nao há necessidade de provedor pois a conexao é feita diretamente com a Telebahia.

Além disso, é possível usar simultaneamente a linha para o telefone. A alta velocidade de conexao garante mais qualidade na transmissao e recepçao de dados. O projeto é o primeiro na América Latina a utilizar um equipamento formado por um par de modems de tecnologia ADSL (Assymetric Digital Subscriber Line), produzida na Austrália.

Segundo o idealizador do projeto, Roberto Szabó, o ADSL é ligado à linha convencional e outra que separa o canal de voz do canal de dados. "As informaçoes da banda de voz sao enviadas para a central telefônica, seguindo o caminho normal até o aparelho", disse. Os outros dados seguem pela Internet".

O programa, informou o gerente da Telebahia, Antonio Nogueira, já vem sendo oferecido a clientes em quatro bairros da cidade. "Nesta etapa-piloto da comercializaçao serao vendidos 60 equipamentos, mas até o final do ano o objetivo é chegar a dois mil usuários", afirmou.

O custo para o cliente é de R$ 300 para instalaçao, mais mensalidade de R$ 210.A técnica em telecomunicaçoes Lídia Miguez que está apresentando o Fast Internet para clientes em potencial, explicou que o supermodem possibilita a recepçao dos arquivos da Internet a uma velocidade de 640 Kb por segundo. De acordo com ela o usuário convencional trabalha com 30 Kb.

O Projeto Fast Internet começou a ser desenvolvido no final de 1997, quando os primeiros 14 usuários tiveram equipamentos instalados para teste. Em uma segunda etapa 40 internautas participaram dos testes.

Um dos usuários, o comerciante Marcos Portnoi, fez um teste recente para uma revista especializada em Informática e disse ter baixado um programa de 13 MB em apenas três minutos. "Levaria pelo menos uma hora e meia para baixar o mesmo programa se utilizasse um modem comum, e mesmo assim, estaria sujeito às freqüentes quedas de linha, interrompendo a conexao" disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;