Política Titulo
'Não existe hipótese de verdade não vir à tona', diz Lula
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
23/07/2007 | 09:37
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira que “não existe hipótese alguma de a verdade não vir à tona” em relação ao acidente com o avião da TAM, ocorrido na semana passada, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Em seu programa de rádio semanal “Café com o Presidente”, Lula pediu “a compreensão do povo brasileiro para que não haja julgamento precipitado de quem quer que seja” na apuração das causas da tragédia.

“Essa é a obrigação do governo, fazer uma investigação séria para que a gente não acuse e nem absolva ninguém antes de a gente ter uma apuração correta, que ela vai sair com base nas investigações que a Aeronáutica está fazendo e, sobretudo, com o resultado do que tiver na caixa-preta do avião que neste momento está nos Estados Unidos sendo aberta para que a gente possa apurar”, disse Lula.

O presidente classificou como “prematuro” e “quase que irresponsável” o debate, neste momento, sobre as possíveis causas do acidente, seja do governo, seja da companhia aérea. “A melhor coisa que nós temos de ter é a prudência para investigar corretamente ao invés de ficarmos fazendo ilações, culpando alguém ou absolvendo alguém”, afirmou. “É preciso que a gente tenha apenas a prudência de investigar corretamente com uma seriedade que uma investigação desse porte merece.”

Lula se dirigiu aos familiares e amigos das vítimas do acidente, e disse que as pessoas têm o direito de estar revoltadas. “Eu queria pedir para as famílias apenas isso: muita força, muita fé em Deus porque eu sei o que vocês estão passando e eu sei o sofrimento.”

Congonhas - Ainda no programa, o presidente voltou a falar sobre as medidas apresentadas na última sexta-feira pelo Conac (Conselho de Aviação Civil) para Congonhas. Segundo ele, é preciso lembrar que o aeroporto está cercado pelos prédios de São Paulo e, por isso, a necessidade de construção de um novo aeroporto na cidade.

“É só olhar de baixo ou de cima que a gente vai ver a quantidade de prédios e mais ainda, não faz muito tempo, tem prédios novos sendo inaugurados ali na linha que passa o avião perto do Jóquei Clube em São Paulo. Nós vamos fazer a parte que cabe ao governo federal, à Infraero, à Aeronáutica, ao Ministério da Defesa. Vamos tentar fazer um outro aeroporto para diminuir as possibilidades de uma nova tragédia”, disse.

Lula lembrou ainda que “é preciso diminuir os vôos, que não tenha mais conexões, que não tenha mais troca de passageiros ali em Congonhas e que a gente tente utilizar Viracopos, tente utilizar o Aeroporto de Guarulhos”. “Mais uma vez, eu quero dizer que precisamos dar a garantia de que estamos oferecendo o melhor ao povo brasileiro, à quem sobe no avião para viajar”, completou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;