Economia Titulo
Governo quer apoio da sociedade no programa de desestatizaçao
Do Diário do Grande ABC
21/11/1999 | 20:42
Compartilhar notícia


A decisao do governo de pulverizar as açoes das empresas que serao privatizadas tem como principal objetivo garantir o apoio da sociedade para o Programa Nacional de Desestatizaçao, abalado após escândalos como o grampo do BNDES, que revelou as manobras de bastidores do leilao, com a participaçao até do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Porém, os técnicos sao unânimes em afirmar que isso significará uma queda de arrecadaçao para o Tesouro Nacional, já que a pulverizaçao geralmente envolve a venda subsidiada das açoes.

Para uma fonte do governo é muito importante ter o apoio da sociedade na privatizaçao das empresas de energia. O primeiro modelo de venda da Eletronorte e da Chesf (Companhia Hidrelétrica do Sao Francisco) encontrou fortes resistências no Congresso e teve que ser revisto. Tanto que o governo já decidiu que somente irá privatizar a Chesf depois que ficar garantido o abastecimento de água na regiao e isso só deverá acontecer com a criaçao da Agência Nacional de Aguas, ainda em gestaçao.

No caso da Eletronorte, a soluçao encontrada foi o desmembramento da empresa em várias companhias estaduais, garantindo ainda que toda a arrecadaçao com a privatizaçao fosse reinvestida na Regiao Norte.

Isso significou uma luta com a área econômica do governo, que acabou tendo que ceder. Também ficou garantido que a Eletrobrás continuará como sócia dessas empresas. Para o ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, 'as ramificaçoes sociais sao maiores no setor elétrico``.

O ministro lembrou que muitas cidades do Nordeste surgiram por causa da Chesf, como é o caso de Paulo Afonso, na Bahia, que começou como um acampamento nos anos 40, montado para a construçao das quatro usinas. Há 13 anos, por exemplo, o governo vem pagando um salário mínimo para cinco mil famílias que tiveram que ser removidas da regiao onde foi construída a hidrelétrica de Itaparica.

Somente este ano, o governo conseguiu reduzir o número de famílias beneficiadas porque elas passaram a produzir para o seu sustento.

Uma das formas de pulverizar as açoes das empresas de energia seria utilizar as contas de luz, modelo que foi utilizado com sucesso na Inglaterra. O consumidor inglês recebeu em sua conta de luz um aviso sobre a subscriçao de açoes da companhia energética. Na compra, foi dada preferência para os consumidores dessas empresas e primeiro foram vendidos os lotes de até mil açoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;