Internacional Titulo
Governo palestino renuncia
e formará um novo gabinete
14/02/2011 | 09:05
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, entregou hoje a renúncia de seu gabinete, meses antes de eleições gerais entre os palestinos. Pouco depois, um funcionário disse que o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, encarregou Fayyad de montar um novo governo.

 

A renúncia da equipe, anunciada durante uma reunião de gabinete no início do dia, em Ramallah, na Cisjordânia, era esperada desde o fim de novembro, mas vinha sendo adiada por causa dos distúrbios na Tunísia e no Egito, disseram funcionários. "O dr. Fayyad e o conselho ministerial de nosso governo renunciaram", disse um ministro, pedindo anonimato. Segundo o ministro, Fayyad afirmou: "Eu estou indo até o presidente Abbas para dar a ele uma carta oficial dizendo que nós renunciamos. O governo está encerrado."

 

A decisão de Abbas de pedir imediatamente que Fayyad forme um novo governo já era esperada, disse um importante funcionário da ANP à France Presse na noite de ontem. Fayyad é premiê desde 2007.

 

No sábado, a Autoridade Nacional Palestina, sediada em Ramallah, disse que iria realizar eleições presidenciais e parlamentares até setembro. Será a primeira vez que os palestinos irão às urnas desde 2006. A ANP é rival do grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza. Os planos de realizar uma eleição geral em janeiro de 2010 foram cancelados por causa da oposição do Hamas, que não aceita a legitimidade de Abbas. O Hamas rejeita todas as eleições convocadas pela ANP, com isso as votações devem ocorrer apenas na Cisjordânia. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;