Setecidades Titulo
Muçulmana é impedida de fazer exame
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:33
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 

Uma muçulmana que fazia exame teórico em um Centro de Formação de Condutores em São Bernardo, ontem de manhã, foi impedida de concluir a prova por ter se recusado a tirar o véu islâmico, conhecido como hijad.

Indignada, Ahlam Abdul El Saifi, 29 anos, que mora no Centro de São Bernardo, chamou a polícia e registrou ocorrência não criminal no 1º Distrito Policial da cidade.

A aluna afirmou que fazia exame para renovar sua carteira de habilitação. Porém, quando faltavam apenas dez perguntas para finalizar a prova, foi interrompida por uma funcionária do centro de formação, localizado à Rua Frei Gaspar, no Centro.

"Disseram que eu não poderia fazer o exame com algo que descaracterizasse minha pessoa, mas o véu não é um acessório como gorro, óculos ou boné. Não estava fantasiada de muçulmana. Foi constrangedor um órgão público desrespeitar uma cliente religiosa." Segundo a motorista, funcionários disseram que o exame não seria validado mesmo que ela tivesse concluído.

A ordem que motivou a abordagem da funcionária partiu da central de monitoramento do Departamento Nacional de Trânsito, que observava as imagens da aluna por uma câmera instalada acima do computador onde ela fazia a prova. "Se houvesse dúvida de que estivesse fraudando a prova, poderiam ter me revistado sem problemas. Minha mãe renovou (a carteira) há dois meses e nada disso aconteceu. Me senti humilhada e me arrependi de ter desistido de continuar a prova. Quero que respeitem as próximas muçulmanas."

De acordo com o boletim de ocorrência, Ahlam teria dito que não poderia retirar o lenço na presença de outros homens. A motorista foi à delegacia na companhia de seu marido e do sheikh Jihad Hassan Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil.

Em posicionamento oficial, o Detran de São Paulo disse que segue o Código de Trânsito Brasileiro, que não indica qualquer tipo de discriminação. O órgão ainda afirmou que, mediante o boletim de ocorrência e da denúncia da vítima, vai apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis administrativamente.

Ahlam agora espera ser contatada pela autoescola até a semana que vem para saber quando poderá realizar novo exame.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;