Internacional Titulo
Inaugurado vôo direto entre Havana e Nova York
Do Diário do Grande ABC
04/12/1999 | 15:23
Compartilhar notícia


O primeiro vôo direto entre Nova York e Havana desde o embargo imposto em 1962 pelos Estados Unidos contra Cuba aterrissou esta madrugada na capital cubana.

O aviao, um Airbus fretado pelo grupo Taca, levava a bordo 137 passageiros, a maioria de origem cubana, boa parte dos quais nao visitavam a ilha desde a década de 70. Muitos deles, emocionados, caíram em prantos ao pisar em solo cubano.

O organizador da viagem, Francisco Aruca, diretor da agência de viagens Marazul Tours, que também estava a bordo, disse que apesar da dificuldade de organizaçao, o trajeto terá uma freqüência semanal. Segundo ele, ``trata-se de um vôo muito simbólico, porque ligará Cuba à capital financeira mundial'.

Todos os passageiros traziam em suas bagagens quilos de remédios, roupas, brinquedos e presentes.

Os vôos de ida sairao de Nova York na noite de sexta-feira e os de volta partirao aos sábados do aeroporto José Martí, de Havana. Devido ao embargo, este trajeto ainda é inacessível aos simples turistas. Só podem viajar pessoas de origem cubana e cidadaos americanos em missao, como professores, estudantes, jornalistas e pesquisadores. A retomada dos vôos charter entre os dois países faz parte de uma política de flexibilizaçao das sançoes, impulsionada desde o início do ano pelo presidente americano, Bill Clinton, para favorecer os contatos ``pessoais'. Há alguns meses começou a funcionar uma ponte aérea entre Miami e Havana.

Trezentos mil americanos de origem cubana vivem em Nova York e Nova Jersey, segunda colônia cubana nos Estados Unidos depois de Miami, onde a comunidade tem um milhao de integrantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;