Nacional Titulo
PA: ribeirinhos podem recolher óleo em caso de vazamento
Do Diário do Grande ABC
17/02/2000 | 17:22
Compartilhar notícia


Quatro comunidades de ribeirinhos da Baía do Marajó e outras quatro da Baía do Capim resolveram se unir e preparar um plano para recolher o óleo combustível da balsa Miss Rondônia, em caso de vazamento durante o resgate da embarcaçao, que deve começar na segunda-feira.

A balsa afundou no dia 4, no Rio Pará, com 1,8 milhao de litros de óleo, logo depois de ser abastecida no porto de Vila do Conde, em Barcarena.

O plano das comunidades deve estar pronto até a manha de sábado e será entregue às empresas norte-americanas e técnicos ambientais dos governos estadual e federal que vao participar da operaçao.

"Nao é nada complexo, como o plano dos americanos, mas vamos estar preparados para tentar salvar o rio da contaminaçao e limpar todas as praias", disse o presidente do Centro Comunitário de Vila do Conde, José Maria Moraes.

Um possível vazamento, acrescenta a presidente do Centro Comunitário de Itupanema, Odineide Valente, significaria o fim da pesca para centenas de pescadores profissionais registrados nas diversas associaçoes da regiao. "É do rio que eles tiram o sustento de suas famílias."

O diretor da Texaco, Roberto Ferreira, garante que o risco de vazamento de óleo nao passa de 1%. "Mesmo que uma quantidade ínfima vaze, tomamos todas as providências para recolhê-lo ainda nas barreiras de contençao e nos sacos de areia colocadas em torno da balsa fundeada."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;