Nacional Titulo
Bombeiros procuram tubarao que atacou mergulhador no Rio
Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 17:58
Compartilhar notícia


Bombeiros do Grupamento Marítimo de Botafogo passaram esta terça-feira procurando o tubarao que atacou segunda-feira o mergulhador Frederico Nóbrega, de 39 anos. Ele foi mordido na perna. A Praia do Flamengo chegou a ser interditada nesta terça-feira pela manha, depois que pescadores contaram ter visto "um grande peixe preto" perto da margem. Cerca de 20 homens do Corpo de Bombeiros, armados de arpao, vasculharam a Baía de Guanabara em quatro lanchas e dois botes, mas nao encontraram o tubarao.

"É a primeira vez que temos notícia de um ataque na baía", disse o comandante do Grupamento Marítimo (G-mar), coronel Marcos Silva. Nóbrega pescava com um grupo de amigos no local conhecido como Laje da Passagem, a cerca de um quilômetro da Ponte Rio-Niterói, por volta das 9h30. Ele havia acabado de mergulhar quando sentiu uma pancada forte e foi puxado para baixo. O sangue se espalhou pela água. "O Derico pediu ajuda porque achou que tivesse sido arpoado por um dos companheiros de caça submarina", contou o médico do Corpo de Bombeiros José Ricardo Fernandes, de 40 anos, que mergulha com Nóbrega há 15 anos.

Quando o mergulhador foi retirado da água havia uma mordido de 25 centímetros em sua coxa direita. Os dentes do animal atravessaram a roupa de mergulho. "Ele ficou desesperado achou que fosse perder a perna", contou Fernandes. "Os médicos que o atenderam disseram que se nao fosse a proteçao da roupa de neoprene o tubarao poderia ter arrancado um pedaço da coxa".

Nóbrega foi atendido no Hospital Paulino Werneck, mas voltou ao hospital nesta terça-feira à tarde, depois de sofrer um desmaio e da ferida sangrar. Ele passa bem, segundo Fernandes A água escura da baía impediu que Nóbrega visse o animal que o feriu, mas segundo especialistas, trata-se um tubarao de cerca de 1,80 metro.

Para evitar que outros banhistas sejam feridos, os bombeiros do Grupamento Marítimo vistoriaram a Baía e alertaram pescadores para que evitassem mergulhar. Um senhor que nadava a 50 metros da Praia do Flamengo foi resgatado EM um bote inflável. "Nao convém facilitar", afirmou o coronel Marcos Silva. "Pelo menos oito barqueiros já viram o bicho."

O comandante do G-Mar acredita que se Nóbrega tiver realmente sido atacado por tubarao o peixe chegou à baía durante a maré vazante, quando entra água do oceano, de temperatura mais baixa. "Ele ainda deve ficar alguns dias na baía por causa da água fria, em torno de 17º C".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;