Internacional Titulo
Protesto: 38 funcionários de estaleiros são feridos na Espanha
da AFP
17/02/2004 | 13:22
Compartilhar notícia


Trinta e oito empregados ficaram feridos durante os confrontos com a polícia ocorridos nesta terça-feira em Sevilha, sul da Espanha, durante protestos contra a falta de pedidos de construção de navios do grupo de estaleiros estatais Izar.

Os confrontos, que duraram quase duas horas, aconteceram depois que cerca de 300 funcionários saíram das dependências do estaleiro para se manifestar contra a falta de trabalho.

Incidentes similares foram registrados nas imediações dos estaleiros da Izar em Puerto Real, na Província de Cádiz, sem provocar feridos.

Representantes dos sindicatos e do grupo Izar se reuniram hoje, em Madri, para tentar pôr fim a um conflito que já dura vários meses.

Os sindicatos temem que a falta de pedidos provoque o fechamento de centros de trabalho ou a redução de funcionários nos próximos quatro anos. Na semana passada, a Sociedade Estatal de Participações Industriais (Sepi), proprietária da Izar, anunciou um plano para melhorar a competitividade de quatro estaleiros com menor produção.

O grupo Izar, que conta com 11 mil funcionários, admite que em 2003 não recebeu qualquer pedido para a construção de navios mercantes. Em compensação, a atividade de sua divisão militar está garantida até 2010.

Segundo um porta-voz do grupo, o conflito foi provocado pelas reivindicações salariais dos sindicatos, que reclamam 6,8% de aumento, considerados pela Sepi como "abusivos".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;