Setecidades Titulo
Pais reclamam de falta de vaga em creche em Diadema
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
30/09/2009 | 07:19
Compartilhar notícia


 Grupo de 16 pessoas, entre avós, mães e pais com os filhos a tiracolo, foi ontem ao Conselho Tutelar 1 de Diadema reivindicar vagas em creches municipais ou conveniadas. A maioria aguarda na fila há pelo menos dois anos. A Justiça condenou em julho a Prefeitura a zerar em até dois anos o número de crianças que estão na lista de espera do atendimento público.

A administração contesta o déficit de vagas apontado na ação civil pública interposta pelo Ministério Público. Em 2007, 8.350 estariam fora da escola. A Prefeitura aponta 3.125 crianças hoje na fila de espera.

Os próprios conselheiros tutelares confirmaram o déficit em torno de 8.000 para os pais. "Todo pedido que entra para vagas em creches encaminhamos diretamente para a Prefeitura (Secretaria de Educação), que tem o controle da lista de espera. Hoje, gira em torno de 8,000", afirmou a conselheira Maria do Socorro da Silva.

"Nunca bateram na minha porta", desabafou a cabeleireira Michele Ferreira da Silva, 21 anos, moradora no Jardim Arco Íris, que inscreveu a filha de 3 anos na creche do bairro. O protocolo é do dia 5 de junho de 2008.

Além de Michele, apenas a avó de outra criança mantinha um número de protocolo passado pela instituição. As outras mães entrevistadas pelo Diário afirmaram não ter recebido nada das escolas que comprovasse o pedido.

"Nem o nome anotaram", acusou a auxiliar de limpeza Maria Aparecida Araújo de Carvalho, 23, do Jardim Casa Grande, que em março de 2008 bateu na porta da creche em busca de vagas para a filha de 3 anos. "Ganho salário-mínimo e pago R$ 250 de aluguel, como posso pagar uma escolinha", indagou, ao acrescentar que voltou neste ano novamente.

O conselheiro Fábio Cássio Alves reforçou a necessidade de ver qual órgão estaria falhando ao não emitir o comprovante às famílias. "Aqui apenas encaminhamos os pedidos. Cobrar vagas, desculpem, mas é obrigação da Prefeitura", argumentou.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que "todas as escolas da rede municipal de ensino são orientadas a emitir protocolo de inscrição para os pais ou responsáveis no momento do cadastro de intenção de vagas". Hoje, às 11h, uma reunião foi agendada com os pais na sede do Conselho Tutelar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;