Internacional Titulo
Yuschenko foi envenenado com TCDD ou 'dioxima Seveso'
Da AFP
20/12/2004 | 12:47
Compartilhar notícia


Viktor Yuschenko, o candidato da oposição à eleição presidencial na Ucrânia, foi envenenado com tetraclorodibenzodioxina (TCDD) ou ‘dioxina Seveso’, informou um de seus médicos austríacos nesta segunda-feira.

"Os resultados das análises efetuadas em três laboratórios diferentes, na Holanda e na Alemanha, são coincidentes", declarou Michael Zimpfer, médico-chefe da Rudolfinerhaus, uma clínica privada de Viena na qual Yuschenko foi submetido a exames na semana passada.

"Trata-se efetivamente de TCDD", explicou o médico, recusando-se a fazer qualquer outro comentário "por instrução da família" do político ucraniano.

A TCDD, uma das dioximas mais perigosas, é chamada de ‘dioxina Seveso’ numa referência à explosão de uma fábrica química na cidade italiana de mesmo nome, em 1976. A substância pode provocar acne clórica, lesões cutâneas deformadoras e transtornos digestivos.

A acne clórica, visível no rosto de Yuschenko, é o sintoma mais freqüente da grande presença de TCDD no organismo e, geralmente, é resultado do contato da toxina com a pele, mas também pode ser o resultado da ingestão ou da inalação do produto.

A dioxina é uma substância que atua de maneira particular em doses ínfimas. Seu perigo resultado do fato de que uma vez dentro de uma célula é muito difícil de ser destruída.

No dia 11 de dezembro, o doutor Zimpfer afirmou que Yuschenko havia sido vítima de um envenenamento com dioxina e que a toxina provavelmente havia sido administrada "por via oral por terceiros".

Yuschenko afirmou em várias ocasiões que foi envenenado em um jantar com dirigentes dos serviços especiais ucranianos (SBU, ex-KGB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;