Economia Titulo
Destino da Uniao Européia é negativo, segundo assessor de Bush
Das Agências
31/12/2000 | 13:56
Compartilhar notícia


O economista americano e professor da Universidade de Harvard, Martin Feldstein, que forma parte da equipe do presidente eleito americano, George W. Bush, considerou que a "a uniao econômica e monetária da Europa é negativa" e pode gerar conflitos, em uma entrevista publicada neste domingo pelo jornal espanhol El Mundo.

"Do ponto de vista econômico, a uniao econômica e monetária da Europa é negativa", declarou. "O que digo é que há conseqüências negativas que a populaçao nao compreende. Nao estou seguro de que a Uniao é o melhor para a Europa", declarou.

Feldstein preside atualmente o Escritório Nacinal de Pesquisas Econômicas, entidade privada americana, com sede em Cambridge (Massachusetts).

Em sua opiniao, a uniao econômica e monetária poderá provocar conflitos na Europa. "Depois da uniao das duas partes, quando a Alemanha se converteu no centro geográfico da Europa, as intençoes do presidente parecem bem claras: Berlim falará no futuro do poder hegemônico da Uniao Européia. Isto descontentará os franceses e por isso me preocupa a possibilidade de conflito no seio da Europa", explicou.

Em longo prazo, isto vai gerar grande descontentamento, sobretudo quando os países que recebem dinheiro hoje, como Espanha ou Irlanda, comecem a pagar. Os cidadaos vao questionar porque o dinheiro dos seus impostos vao para a Romênia ou Polônia, o que já acontece hoje na Alemanha", avalia o assessor de Bush.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;